27 MAR 2024
CULTURA
Lei Paulo Gustavo: novas atrações culturais serão apresentadas gratuitamente em Betim no mês de abril

Depois de conhecer, em março, o projeto de dois artistas locais contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG), a população de Betim irá apreciar, em abril, mais três propostas culturais que receberam recursos da lei federal. Ao todo, 49 artistas da cidade que concorreram à verba tiveram seus projetos aprovados pela Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult), por meio da Comissão de Avaliação e Seleção (CAS).

Um deles é a peça teatral infantil “Sebástian, a dura vida de um gato vira-latas”, dirigida pela betinense Sileide Lopes, que conta a história de um bichinho que sonha em ser gato de madame. Alfredo, um rato esperto e também melhor amigo de Sebástian, lhe apresenta a casa de uma madame nada convencional. Acreditando que terá o que sempre sonhou, o gato vê sua vida transformada. O objetivo do espetáculo, segundo Sileide Lopes, é incentivar crianças a sonharem com uma vida melhor, sem perder valores humanos importantes. A peça percorrerá escolas da rede pública municipal de cinco regiões da cidade. A primeira apresentação será na próxima terça-feira (2), às 10h, na Escola Municipal Valério Ferreira Palhares, no bairro Petrovale. Veja o cronograma completo abaixo.

Outro projeto apresentado em abril na cidade é o "Samba de Roda Entre Amigos", de autoria do empreendedor cultural Vanildo Soares Ferreira. “É uma celebração cultural em forma de música, que tem o objetivo de promover e celebrar a cultura do samba de roda, uma expressão cultural tradicionalmente brasileira, além de proporcionar um espaço de encontro e interação entre a comunidade do município”, explica o autor. O projeto tem apresentação única marcada para o dia 7 de abril, às 14h, na rua Grão Mogol, 778, bairro Niterói.

Para os amantes do rock'n'roll, uma novidade especial agita a agenda cultural de abril. A empreendedora cultural betinense Márcia Paixão apresenta, em edição única, o projeto Rock Bet, que tem como objetivo fomentar a cultura desse gênero musical por meio de uma feira de literatura, artesanato, gastronomia e, é claro, muita música. O projeto conta com apresentação musical das bandas betinenses Beyond The Touch, MAY e da também artista local Carol Rodrigues. A consagrada banda Lurex Queen Tribute, de Belo Horizonte, também foi especialmente convidada para compor o line-up do Rock Bet. A apresentação será no dia 14 de abril, às 13h, na Avenida das Acácias, próximo ao número 127, no bairro São Luís.

Programação peça “Sebástian, a dura vida de um gato vira-latas”

Data: 2 de abril, terça-feira
Local: Escola Municipal Valério Ferreira Palhares (rua Israel, 75, bairro Petrovale)

Data: 2 de abril, terça-feira