02 FEV 2024
Arte, luta e resistência: Betim celebra Dia do Capoeirista na Praça do Encontro

O som contagiante dos berimbaus, atabaques e da percussão vai tomar conta da Praça do Encontro na próxima segunda-feira (5). Em celebração ao Dia Nacional da Capoeira, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura, promove, das 18h às 21h, a "Roda de Capoeira em Homenagem ao Dia do Capoeirista". A data, instituída em Betim pela Lei nº 5.225 de 2011, é sempre marcada na cidade por uma celebração vibrante.

O evento, que contará com apresentações de lutas, samba de roda e maculelê (uma dança folclórica baiana), terá a participação especial da Associação Desportiva Cultural Capoeira Alforria, liderada pelo Mestre Anu. A entidade é reconhecida por seus projetos culturais e esportivos dedicados à promoção da capoeira como forma de arte, luta e resistência.

"A importância da data vai além da celebração da Capoeira. Eventos como esse proporcionam oportunidades para que novos admiradores possam desfrutar e participar desta história contada, cantada e vivida por nossos ancestrais no Brasil. Celebrar isso no Dia da Capoeira é uma alegria imensa para todos nós que integramos essa cultura", destaca o líder da Associação Desportiva Cultural Capoeira Alforria, Mestre Anu.

“A Roda de Capoeira representa não apenas uma manifestação cultural, mas também um meio de preservação e transmissão de tradições. Neste dia especial, a comunidade é convidada a vivenciar a riqueza da Capoeira e a se unir em uma celebração que destaca a arte, a resistência e a história enraizada da cultura brasileira”, completa a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.