07 FEV 2024
37º Rebanhão do Senhor traz momentos de fé a Betim no feriado de Carnaval

O recesso de Carnaval em Betim é tradicionalmente marcado por momentos especiais de fé. É que há 37 anos a cidade recebe o  Rebanhão do Senhor,  celebração religiosa promovida pela Renovação Carismática Católica com o apoio da prefeitura. A 37ª edição do encontro, que é considerado o segundo maior evento católico do país e integra o calendário oficial do município, ocorre entre os dias 10 e 13 de fevereiro, no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, e promete reunir cerca de 25 mil participantes. O Rebanhão tem entrada gratuita e aberta ao público.

O tema deste ano da celebração é "Alegraram-se ao ver o Senhor", baseado na passagem bíblica do Livro de João, capítulo 20. “A proposta é que os participantes mergulhem na reflexão sobre a alegria de encontrar o Senhor nas diversas experiências da vida”, destaca o coordenador do Rebanhão, Marcus Mello.

Além de ser uma oportunidade para a comunidade expressar sua fé, o Rebanhão do Senhor é reconhecido pelos católicos como importante preparação espiritual para a Quaresma - período que antecede a Páscoa e possui, tradicionalmente, 40 dias de duração. Nesses dias, os fiéis buscam fortalecer sua conexão espiritual, preparando-se para a temporada de reflexão e penitência que se aproxima.

A programação inclui momentos de oração, adoração e shows católicos, contemplando também atividades exclusivas para crianças e adolescentes de 5 a 15 anos, com o "Rebainho do Senhor", que será realizado de domingo à terça-feira, nos mesmos horários do Rebanhão, na Biblioteca Pública Leonor Aguiar. As inscrições podem ser feitas pelo link http://tinyurl.com/5hye2rk3.

“O Rebanhão é um marco de celebração, devoção e fé em Betim. Nosso compromisso é apoiar e fortalecer essa tradição que, ao longo de 37 anos, não só estreita os laços espirituais, mas também fomenta a tolerância, o respeito e a compreensão em nossa comunidade”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

História

O Rebanhão do Senhor foi idealizado pela Renovação Carismática Católica (RCC), com a visão do monsenhor Jonas Abib. O conceito por trás dos "rebanhões" remete à simbologia de uma grande quantidade de pessoas reunidas em um mesmo local. Em Betim, a RCC iniciou o projeto há 37 anos e, ao longo desse período, o evento se consolidou e cresceu.

Hoje, o Rebanhão do Senhor é reconhecido como o segundo maior evento católico do país, ficando atrás apenas do retiro de Carnaval da Canção Nova. Em Betim, a RCC recebe caravanas de diversas partes do Estado, tornando-se um ponto de encontro para fiéis que buscam uma vivência espiritual no Carnaval.

“O Rebanhão do Senhor tem como objetivo ser um retiro do Carnaval. A intenção é levar as pessoas para um aprofundamento espiritual e Betim foi um dos pioneiros em comprar essa ideia. Nesse sentido, a prefeitura tem um papel imprescindível para a execução do evento ao fornecer estrutura e apoio”, reforça o coordenador do Rebanhão, Marcus Mello.

37º Rebanhão do Senhor

10 de Fevereiro - Sábado

15h - Terço da Misericórdia

15h20 - Louvor e animação