O SIC (Serviço de Informações ao Cidadão) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades da administração direta do Poder Executivo Municipal.
O solicitante pode acessar o sistema e-Sic, através do Portal da Transparência, pelo endereço www.betim.mg.gov.br ou se dirigir à Secretaria Adjunta de Ouvidoria na Rua Pará de Minas, 640 - Brasileia - Betim.
O prazo que a Secretaria Adjunta de Ouvidoria terá para obter, junto aos órgãos ou entidades descentralizadas, a informação não disponível no sítio eletrônico da Prefeitura de Betim é de 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado por 10 (dez) dias, mediante a justificativa expressa e a cientificação do requerente.
No caso de indeferimento de acesso à informação o interessado terá o prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência para interpor recurso. O recurso deverá ser apresentado junto à Secretaria Adjunta de Ouvidoria, pessoalmente ou através do e-Sic, que o encaminhará à secretaria correspondente que exarou a decisão impugnada, a qual deverá manifestar-se no prazo de 5 (cinco) dias. Após isso, o recurso poderá ser encaminhado ao prefeito.
O SIC possibilita ao cidadão fazer o pedido, acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação; interpor recursos e consultar as respostas recebidas.
Possibilita também aos órgãos e entidades produzir estatísticas sobre o seu cumprimento com a extração de relatórios com dados referentes a todas as solicitações de acesso à informação e seus respectivos encaminhamentos.
Regulamentação: Decreto nº 43.201, de 19 de janeiro de 2022, que dispõe sobre o acesso a informações, previsto na Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e dá outras providências.
Classificação e Desclassificação de Informações: não houve informações classificadas ou desclassificadas nos anos de 2020, 2021,2022, 2023 e 2024.
Atualizado em 02/04/2025.
| Assunto | Quantidade | Porcentagem |
|---|---|---|
| SAÚDE | 88 | 7,10% |
| EDUCAÇÃO | 74 | 5,97% |
| ESPORTE | 2 | 0,16% |
| FINANÇAS, PLANEJAMENTO E GESTÃO | 356 | 28,73% |
| CULTURA | 2 | 0,16% |
| LICITAÇÕES | 16 | 1,29% |
| CONCURSOS PÚBLICOS | 29 | 2,34% |
| GOVERNO | 15 | 1,21% |
| MEIO AMBIENTE | 31 | 2,50% |
| TRANSPORTE E TRÂNSITO | 37 | 2,99% |
| ASSISTÊNCIA SOCIAL | 115 | 9,28% |
| ADMINISTRAÇÃO | 195 | 15,74% |
| INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 74 | 5,97% |
| LEGISLAÇÃO | 52 | 4,20% |
| DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO | 12 | 0,97% |
| ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA | 107 | 8,64% |
| INFRAESTRUTURA | 21 | 1,69% |
| TOTAL | 1239 |
| Motivos | Quantidade | Porcentagem |
|---|---|---|
| Dados Pessoais | 0 | 0,00% |
| Informação sigilosa conforme LAI | 0 | 0,00% |
| Informação sigilosa legislação específica | 0 | 0,00% |
| Pedido exige tratamento adicional de dados | 0 | 0,00% |
| Pedido Genérico | 0 | 0,00% |
| Pedido Incompreensível | 2 | 40,00% |
| Processo decisório em curso | 0 | 0,00% |
| Outro | 3 | 60,00% |
| TOTAL | 5 |
| Tipo | Quantidade | Porcentagem |
|---|---|---|
| Pessoa Física | 643 | 85,39% |
| Pessoa Jurídica | 110 | 14,61% |
| TOTAL | 753 |