O SIC (Serviço de Informações ao Cidadão) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades da administração direta do Poder Executivo Municipal.
O solicitante pode acessar o sistema e-Sic, através do Portal da Transparência, pelo endereço www.betim.mg.gov.br ou se dirigir à Secretaria Adjunta de Ouvidoria na Rua Pará de Minas, 640 - Brasileia - Betim.
O prazo que a Secretaria Adjunta de Ouvidoria terá para obter, junto aos órgãos ou entidades descentralizadas, a informação não disponível no sítio eletrônico da Prefeitura de Betim é de 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado por 10 (dez) dias, mediante a justificativa expressa e a cientificação do requerente.
No caso de indeferimento de acesso à informação o interessado terá o prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência para interpor recurso. O recurso deverá ser apresentado junto à Secretaria Adjunta de Ouvidoria, pessoalmente ou através do e-Sic, que o encaminhará à secretaria correspondente que exarou a decisão impugnada, a qual deverá manifestar-se no prazo de 5 (cinco) dias. Após isso, o recurso poderá ser encaminhado ao prefeito.
O SIC possibilita ao cidadão fazer o pedido, acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação; interpor recursos e consultar as respostas recebidas.
Possibilita também aos órgãos e entidades produzir estatísticas sobre o seu cumprimento com a extração de relatórios com dados referentes a todas as solicitações de acesso à informação e seus respectivos encaminhamentos.
Regulamentação: Decreto nº 43.201, de 19 de janeiro de 2022, que dispõe sobre o acesso a informações, previsto na Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 e dá outras providências.
Classificação e Desclassificação de Informações: não houve informações classificadas ou desclassificadas nos anos de 2020, 2021,2022, 2023 e 2024.
Atualizado em 02/04/2025.
Assunto | Quantidade | Porcentagem |
---|---|---|
SAÚDE | 88 | 7,20% |
EDUCAÇÃO | 73 | 5,97% |
ESPORTE | 2 | 0,16% |
FINANÇAS, PLANEJAMENTO E GESTÃO | 355 | 29,05% |
CULTURA | 2 | 0,16% |
LICITAÇÕES | 13 | 1,06% |
CONCURSOS PÚBLICOS | 29 | 2,37% |
GOVERNO | 15 | 1,23% |
MEIO AMBIENTE | 29 | 2,37% |
TRANSPORTE E TRÂNSITO | 37 | 3,03% |
ASSISTÊNCIA SOCIAL | 115 | 9,41% |
ADMINISTRAÇÃO | 194 | 15,88% |
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 72 | 5,89% |
LEGISLAÇÃO | 49 | 4,01% |
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO | 11 | 0,90% |
ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA | 106 | 8,67% |
INFRAESTRUTURA | 19 | 1,55% |
TOTAL | 1222 |
Motivos | Quantidade | Porcentagem |
---|---|---|
Dados Pessoais | 0 | 0,00% |
Informação sigilosa conforme LAI | 0 | 0,00% |
Informação sigilosa legislação específica | 0 | 0,00% |
Pedido exige tratamento adicional de dados | 0 | 0,00% |
Pedido Genérico | 0 | 0,00% |
Pedido Incompreensível | 2 | 40,00% |
Processo decisório em curso | 0 | 0,00% |
Outro | 3 | 60,00% |
TOTAL | 5 |
Tipo | Quantidade | Porcentagem |
---|---|---|
Pessoa Física | 631 | 85,27% |
Pessoa Jurídica | 109 | 14,73% |
TOTAL | 740 |