14 MAR 2024
CULTURA
Lei Paulo Gustavo: março marca início das apresentações dos projetos contemplados em Betim

Betim se prepara para receber uma onda de arte e cultura com a estreia das apresentações dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo (LPG) na cidade. Dos 49 projetos aprovados pela Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult), por meio da Comissão de Avaliação e Seleção (CAS), dois já serão exibidos  gratuitamente para a população nesta sexta-feira (15).

A exposição “Do lixo ao luxo”, da artista plástica betinense Elisangela Lima,  traz a preservação do meio ambiente por meio da criação de peças artesanais a partir de materiais reciclados. Com enfoque na reutilização de resíduos como plástico, vidro, madeira, ferro e alumínio, o projeto ilustra a fusão entre criatividade, sustentabilidade e responsabilidade social, com artefatos que remontam a um tempo em que recursos industrializados eram escassos, e por isso, cada peça era reaproveitada para prolongar sua vida útil. A mostra poderá ser vista na Biblioteca Pública Municipal Leonor de Aguiar Batista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h45; e, no sábado, das 8h às 12h,  até o dia 13 de abril.

O projeto “Abracadabra Kids”, do mágico Evan, também tem sua estreia marcada para sexta (15). Com  temática circense, as apresentações, que têm duração média de 40 minutos, consistem em um show de mágica repleto de truques de ilusão de ótica e efeitos especiais, com interação direta com a plateia. O projeto tem como público-alvo crianças de um a 12 anos e a primeira apresentação será às 9h, na Creche Didática, no Jardim Teresópolis. O projeto contemplará crianças moradoras das dez regiões da cidade. Veja o cronograma completo abaixo.

“A execução desses projetos representa não apenas uma injeção de arte e cultura em Betim, mas também o resultado dos esforços para mitigar os prejuízos causados pela pandemia da covid-19 no setor cultural. A partir de agora, os artistas terão a visibilidade que merecem e a nossa população  terá acesso a diversas manifestações culturais. Ao longo do ano teremos projetos lindos que serão executados pela LPG e também pela Noemi Gontijo, inclusive o processo desse recurso municipal já foi finalizado e os pagamentos dos artistas contemplados também já foram realizados”, destaca a secretária de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

Programação projeto Abracadabra Kids

Data: 15 de março, sexta-feira
Local: Creche Didática (rua campo formoso, 370, bairro Jardim Teresópolis)

Data: 15 de março - sexta-feira