14 MAR 2024
ESPORTES
Atleta e treinadora do programa Viva o Esporte representarão o Brasil no “Trisome Games”, na Turquia

Betim se prepara para mais um desafio internacional, desta vez integrando  a delegação da Confederação  Brasileira  de  Desportos  para  Deficientes  Intelectuais (CBDI). A atleta Raysa Mendonça, de 23 anos, e a treinadora Luciene Lebrão - ambas do programa Viva o Esporte - embarcam nesta semana para o Trisome Games 2024, competição que será disputada  em Antalya, na Turquia, entre os dias 19 e 26 de março.

Raysa representará o Brasil na competição juntamente com outros nove atletas. A aluna competirá na modalidade de atletismo paralímpico e disputará as provas de lançamento de dardos, arremesso de peso, e corrida de 100, 200 e 400 metros. Ela foi convocada depois de conquistar o ouro e estabelecer um novo recorde mundial em arremesso de peso em julho de 2023, no Virtual Global Games, realizado em Vichy, na França. Na ocasião, ela faturou ainda medalha de bronze no lançamento de dardos.

Raysa é paratleta com síndrome de down e integra o Viva o Esporte desde 2016, por meio do qual pôde desenvolver seu potencial esportivo e disputar diversas competições em nível regional, nacional e internacional.

“Estou muito animada em participar de mais uma competição fora do Brasil, pois sei que será muito importante para a minha carreira no esporte”, celebra a atleta.

A treinadora de Raysa, Luciane Lebrão, também foi convocada pela CBDI. A educadora física atua no programa Viva o Esporte desde 1997 e chamou a atenção da confederação com os resultados alcançados pela atleta no último ano. “Fiquei muito feliz e grata pela convocação. Minha expectativa é poder contribuir com excelência na função de treinadora na delegação brasileira. Deixo um agradecimento especial a todos os profissionais do Viva o Esporte pelo apoio e parceria que nos ajudaram a chegar até aqui”, destaca Luciane.

Trisome Games

O Trisome Games é realizado desde 2022 e tem uma estrutura semelhante aos jogos olímpicos. O objetivo da competição é proporcionar a atletas com síndrome de down a oportunidade de competir internacionalmente nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, ginástica, judô, natação, tênis de mesa e tênis. O nome da competição é alusivo à trissomia, que é um termo médico usado para descrever a presença de um cromossomo extra em uma célula, como na síndrome de down, que é causada pela trissomia do cromossomo 21.