27 MAR 2024
Betim recebe pela terceira vez o prêmio Cidades Inteligentes

A Prefeitura de Betim foi novamente reconhecida pelo comprometimento e excelência na gestão ambiental da cidade. Isso porque a atual administração recebeu, em cerimônia realizada na última terça-feira (26), o prêmio Cidades Inteligentes. O evento, que condecorou o município pela terceira vez, ocorreu no Minascentro, em Belo Horizonte. Promovido pela empresa mineira Brasil Master - uma das primeiras govtechs do país -, o prêmio enaltece o engajamento da prefeitura em promover uma cidade moderna e sustentável, que valoriza a eficiência na gestão pública ambiental e incentiva o empreendedorismo com base na sustentabilidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu, que representou a gestão municipal na premiação, explica que o trabalho desenvolvido pela prefeitura nos últimos anos, com destaque para a agilidade nos processos de licenciamento ambiental; a fiscalização com equipe técnica e aparatos de alta qualidade para conduzir os procedimentos; e a emissão eficiente de alvarás provisórios e definitivos, impulsionando o empreendedorismo, colocaram a cidade em destaque no cenário estadual e nacional da sustentabilidade.

“Além disso, diversos projetos, eventos e ações de educação ambiental promovidos pela prefeitura têm contribuído para o avanço da consciência ambiental em Betim. O plantio de árvores também chama a atenção, com mais de 130 mil mudas plantadas pela atual gestão, todas oriundas de compensação ambiental, sem ônus para os cofres públicos e com garantia de cuidado com a vegetação. Tudo isso resulta em mais um reconhecimento de nossos esforços em favor de uma cidade sustentável”, acrescenta Ednard Tolomeu.

Sustentabilidade reconhecida

A gestão ambiental de Betim vem, nos últimos seis anos, sendo reconhecida por diversas entidades. Em 2019, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), concedeu ao município o prêmio Cidade Destaque em Gestão Ambiental. Em 2020, Betim recebeu pela primeira vez o prêmio Cidades Inteligentes pelo programa de educação ambiental Sementes do Bem. Mais um reconhecimento nacional veio em 2023, com a conquista do XII Prêmio Hugo Werneck, que reconheceu o trabalho da prefeitura como referência em gestão ambiental em nível nacional. Ainda em 2023, a prefeitura recebeu pela segunda vez o prêmio Cidades Inteligentes e, na ocasião, também foi indicada a receber o prêmio na edição de Nova York do mesmo prêmio.

"Estamos honrados em receber o prêmio Cidades Inteligentes pela terceira vez, demonstrando nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável em todas as esferas. Betim tem sido um exemplo para outros municípios nos últimos anos e seguimos reforçando a importância de uma abordagem educativa na gestão ambiental, com uma sociedade cada vez mais engajada nessas questões”, completa Tolomeu.