18 ABR 2024
CULTURA
Mês de abril marca início do Reinado de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel

O Congado de Betim é formado por diversas manifestações religiosas, e uma delas é a tradicional festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel, que desempenha um papel importante na religiosidade católica e na cultura da cidade, tem início na próxima quinta-feira (25), com programação que segue até o dia 5 de maio, marcando o encerramento da festa com a celebração da tradicional Missa Conga (confira a programação completa abaixo). O festejo é realizado há 11 anos pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel, em parceria com a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura.

O início da celebração é marcado por novenas em residências da comunidade da Colônia, de 25 de abril a 3 de maio. Nesse período, os fiéis se reúnem para rezar o terço e levar a imagem de Nossa Senhora do Rosário pelas casas. O último dia da novena é marcado pela entoação do terço cantado e a realização do ‘Chá de Memórias’ em comemoração ao Reinado, na sede da Irmandade (rua dos esportes, 306, Colônia Santa Isabel).

No dia 4 de maio, será realizado o tradicional hasteamento da bandeira de Nossa Senhora do Rosário, também na sede da Irmandade, pela Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel. A manhã do domingo (5) marca o momento mais aguardado do festejo, quando a imagem de Nossa Senhora do Rosário chega em uma barca, no rio Paraopeba, e é recebida por vários guardas do Congado e levada em procissão para a sede.

O Capitão-Mor da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel, André Bueno, explica o significado e a importância que a celebração tem para os congadeiros. “É um símbolo notável da resiliência da história de Betim. Festejar uma tradição negra em uma comunidade que, há 60 anos, via o congado como algo fora dos dogmas cristãos é um marco importantíssimo. Agora, o festejo é reconhecido como um valioso patrimônio cultural, que embeleza as ruas da cidade com cores, ritmos, danças e devoção”.

“O Reinado é um evento de grande significado cultural e religioso para a comunidade da Colônia. Por meio do festejo, honramos e reconhecemos a importância do Congado como parte integrante da história e da identidade local. É um momento de união, respeito às tradições e celebração da diversidade cultural que enriquece nossa cidade”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

O Reinado de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel foi registrado em 2019 com patrimônio imaterial do município de Betim.

Confira a programação completa

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DA COLÔNIA SANTA ISABEL

“O REINADO DE NOSSA SENHORA”

De 25 de abril a 3 de maio
18h: novena nas residências da comunidade

Dia 3 de maio (sexta-feira)
18h: terço cantado e rito das velas no aparecimento de Nossa Senhora no mar
18h30: chá de memória em celebração aos 12 anos de Reinado na Colônia Santa Isabel
Local: Senzala - Sede da Irmandade (rua dos esportes, 306, Colônia Santa Isabel)

Dia 4 de maio (sábado)
19h: hasteamento da Bandeira de Nossa Senhora do Rosário

Dia 5 de maio (domingo)

5h: marina e fogos

7h: café da manhã da Irmandade

8h: recepção das Guardas de Congado

10h: retirada da imagem de Nossa Senhora do Rosário do rio Paraopeba
Local: barca da Colônia Santa Isabel - imagem é levada para a Senzala

12h30: almoço das Guardas de congado

15h30: cortejo de São Benedito, Santa Efigênia, São Jorge e Nossa Senhora do Rosário.

16h: Missa Conga e encerramento