Também tem como competências a elaborar, acompanhar e gerenciar planos, programas e projetos globais e regionais, e propor diretrizes para o desenvolvimento econômico e social do município, garantindo a execução do planejamento estratégico da administração.
A secretaria ainda coordena, compatibiliza e avalia a alocação de recursos orçamentários e financeiros necessários ao cumprimento dos objetivos e metas governamentais, bem como o acompanhamento de sua execução.
Também é de domínio da pasta a elaboração e revisão do Planejamento Estratégico do Município, definindo planos, projetos, processos e indicadores de desempenho.
ORGANOGRAMA
1. Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Gestão, Orçamento e Obras Públicas
1.1 Superintendência de Gestão e Orçamento
1.1.2 Divisão de Planejamento, Gestão e Orçamento
1.1.2.1 Seção de Execução Orçamentária
1.1.2.2 Seção de Elaboração Orçamentária
1.1.2.3 Seção de Planejamento e Gestão
1.2 Superintendência de Convênios e Parcerias
1.2.1 Divisão de Administração de Convênios e Parcerias Internas e Externas
1.2.1.2 Seção de Formalização
1.2.1.2.3 Setor de Chamamento e Habilitação
1.2.1.2.4 Setor de Elaboração de Convênios
1.2.1.3 Seção de Acompanhamento e Prestação de Contas
1.2.1.4 Setor de Tomada de Contas
1.2.1.5 Setor de Arquivo e Atendimento às Notificações Externas
1.3 Superintendência de Tecnologia da Informação
1.3.1 Divisão de Comunicação de Dados
1.3.1.1 Seção de Serviços Auxiliares e Telefonia
1.3.2 Divisão de Projetos e Sistemas
1.3.2.1 Seção de Desenvolvimento de Sistemas
1.3.3 Divisão de Atendimento ao Usuário
1.3.3.1 Seção de Suporte de Manutenção de Equipamentos
1.3.4 Divisão de Geoprocessamento