25 JAN 2023
CHUVAS
Defesa Civil de Betim e Copasa acionam medidas de controle do nível da represa Vargem das Flores para evitar transbordamentos
Como parte das ações, equipes também monitoram a situação das casas às margens do rio Betim, nos bairros Vila das Flores e Itacolomi

A Prefeitura de Betim segue acompanhando diuturnamente o nível da represa Vargem das Flores. Nesta quarta-feira (25), de acordo com boletim da Copasa - responsável pela gestão da barragem -, a vazão lançada no rio Betim pelo vertedouro e pelo uso de bombas auxiliares está em torno de 6,050 litros por segundo. A altura da lâmina de água que passa pelo vertedouro é de 7 centímetros, indicando um volume acima do máximo comportado pela represa. No entanto, em razão das medidas de controle e acompanhamento da capacidade de absorção do rio, a situação ainda não oferece riscos substanciais aos moradores das regiões vizinhas ao curso d’água. O volume de chuvas registrado em Betim na tarde e noite dessa terça-feira (24) foi de 17,31 mm, já o acumulado de janeiro soma 394,25 mm.

Equipes da Superintendência de Defesa Civil e da Guarda Municipal vêm realizando, desde segunda-feira (23), vistorias em imóveis que estão às margens do rio Betim, na altura dos bairros Vila das Flores e Itacolomi. O objetivo é continuar monitorando os impactos das chuvas na região e o nível do rio, que passa a exigir mais atenção por conta do início do vertimento da água da represa Vargem da Flores, que atingiu 100% da capacidade no início da semana.

A Defesa Civil, em ação coordenada com a Copasa, já vinha realizando uma operação de descarga controlada de água do reservatório desde março de 2022. O objetivo foi preparar a represa para absorver o volume de chuvas previsto para este período. Com a medida, o nível do reservatório foi mantido em 47% da capacidade já no início do que já é considerado período chuvoso, em outubro de 2022.

Na última semana, quando o nível da represa atingiu 98,16% da capacidade, o processo de descarga controlada foi intensificado, com uso de bombas auxiliares.

“No início do período chuvoso, em outubro do ano passado, começamos a acompanhar a cheia e, à medida que a represa ia enchendo e com as previsões pluviométrica, fomos adicionando outros dispositivos, como a balsa de descarga, que jogou água por cima do vertedouro, com uma vazão de 300 litros por segundo”, explica o superintendente municipal de Defesa Civil, Walfrido Lopes.