16 JAN 2023
CHUVAS
Prefeitura de Betim inicia desmobilização de abrigo montado na escola Frei Rogato
Seis famílias ainda permaneciam abrigadas; volta para casa é possível em razão do tempo firme e da diminuição do nível do rio Paraobepa

A Prefeitura de Betim inicia, nesta segunda-feira (16), a desmobilização do abrigo montado na Escola Municipal Frei Rogato, na Colônia Santa Isabel, para receber as famílias afetadas pelas chuvas. A decisão vem após análise dos parâmetros que definem os níveis de alerta para a região, incluindo os registros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que, nesse domingo (15), apontou cenário de normalização de risco devido à ausência de chuvas significativas e redução dos níveis de precipitação.

Ajudam a sustentar a decisão, também, o monitoramento do nível do rio Paraopeba, que segue diminuindo, registrando 1,60 m acima do nível normal até a manhã desta segunda-feira (16). Além disso, a equipe da Superintendência Municipal de Defesa Civil está em constante contato com as equipes dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Paraopeba para acompanhar os níveis e a quantidade de chuva na região da cabeceira do rio.

Doze famílias foram abrigadas na escola Frei Rogato, na Colônia Santa Isabel, no último dia 7 de janeiro. Na ocasião, o rio Paraopeba chegou a atingir o quintal das casas de algumas dessas famílias, quando chegou ao maior nível nesse período, com 5,90 metros acima do normal. Até esta segunda-feira (16) havia seis famílias abrigadas, um total de 20 pessoas.

“Nós temos, no momento, seis famílias acolhidas nos abrigos e, ao todo, temos 37 famílias desalojadas, isto é, aquelas que deixaram seus imóveis, mas foram acolhidas por familiares ou amigos. Iremos, primeiramente, desmobilizar o abrigo e, posteriormente, realocar essas pessoas que estão acolhidas em outros locais. Essa ação está sendo possível graças ao nível do rio, que está em queda, porque não tivemos chuvas nas cidades acima do Paraopeba, então nosso alerta é baixo. As previsões pluviométricas também são favoráveis, com 50% de chance de, no máximo, de 10 mm de chuva. Ainda assim, seguimos com monitoramento em todos os turnos do dia, com atenção especial para essas famílias”, salienta o superintendente de Defesa Civil, Walfrido Lopes.

A força-tarefa montada pela Prefeitura de Betim vai disponibilizar dois caminhões para transportar os pertences das famílias que ainda estão no local. Café da manhã e almoço serão servidos ainda neste último dia de operação no abrigo.