A Prefeitura de Betim mobilizou equipes de diferentes frentes, desde a noite dessa terça-feira (2), para solucionar os impactos provocados pelo forte volume de chuva acumulado de 38 mm, registrado na cidade. As ações envolvem limpeza viária, desobstrução de redes pluviais, avaliação estrutural e atendimento direto às ocorrências registradas pela Superintendência de Defesa Civil.
Na avenida Amazonas, sob o viaduto Jacintão - um dos pontos mais atingidos -, no centro da cidade, a equipe de Manutenção de Obras Públicas da Ecos realiza, desde as primeiras horas da manhã desta quarta (4), a limpeza do local e das bocas de lobo que estavam desobstruídas antes da tempestade; o acúmulo de pedras e folhas foi provocado pelo intenso volume de água que arrastou resíduos pela via. Somente neste ano, já foram implantados mais de 417 metros de novas redes de drenagem pluvial em diversos bairros da cidade, além do reforço da manutenção preventiva, que contabiliza 2.600 limpezas de bocas de lobo e 172 trocas de grelhas até dezembro.
Outra equipe atua na rua Padre Osório, no bairro Betim Industrial, realizando nova desobstrução da rede pluvial. A tubulação foi tomada por um grande volume de terra que desceu de um terreno acima do nível da rua durante a chuva, ocasionando o bloqueio parcial do sistema de drenagem.
As equipes de limpeza urbana também se deslocaram para as principais avenidas da região central: Américas, Amazonas e Juscelino Kubitschek para remoção de detritos, limpeza das pistas e liberação completa das vias atingidas.
A Defesa Civil municipal registrou, até 10h50 desta quarta-feira (3), um total de 14 chamados relacionados à chuva. Entre eles, um atendimento estrutural no bairro Filadélfia, sem risco; quatro ocorrências envolvendo deslizamentos ou movimentação de encostas - incluindo colapso de muro no bairro Chácara, com resgate de uma moradora, sem ferimentos; e interdições parciais de vias nos bairros Santa Inês e Senhora das Graças. Também foram contabilizados três atendimentos hidrológicos, como alagamentos na rua Arruda, no bairro São João, na BR–381 e nas avenidas Manhuaçu e Arthur Trindade, no Jardim Alterosas 2ª Seção. Houve ainda um chamado de queda de árvore na rua Jacarandá, no bairro Vila das Flores, próximo ao Parque Ecológico.
Novo alerta de chuva forte
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta válido entre esta quarta (3) e quinta (4) de dezembro, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, danos em plantações e alagamentos.
A Defesa Civil orienta a população:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigar sob árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Para mais informações ou emergências, os contatos são Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
A Prefeitura reforça que continuará acompanhando as condições climáticas e adotando todas as medidas necessárias para reduzir os impactos das chuvas e garantir a segurança dos moradores.
*Em atualização









