04 NOV 2022
CHUVAS
Prefeitura de Betim apresenta Plano de Contingência para o período chuvoso

A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência Municipal de Defesa Civil, construiu um novo Plano de Contingência contendo diretrizes para atendimento à população em situações de emergência referentes ao período chuvoso, que se estende até o próximo mês de março. O documento foi disponibilizado nesta sexta-feira (4) e contempla todas as atribuições de diferentes pastas da administração municipal para criar uma grande frente de ação coordenada.

O plano apresenta um diagnóstico das áreas de risco da cidade e inclui duas novas regiões: Icaivera e Citrolândia, com atualização que considerou os dados climatológicos e os impactos causados pelo último período chuvoso, traçando o cenário previsto para este ano. Outra importante atualização é a lista de endereços dos 14 abrigos provisórios para onde os moradores de áreas de risco devem ser encaminhados em caso de catástrofes, como inundações e deslizamentos de terra. A população deve consultar o documento para tomar importantes medidas de autoproteção e garantir a proteção comunitária.

“Essa estratégia é fundamental para envolver instituições e setores do poder público diante do cenário de chuvas intensas. A Defesa Civil não dispõe de todos os equipamentos e efetivo necessários para fazer frente a todas as demandas apresentadas em desastres provocados por tempestades. Então, por meio do plano, conseguiremos envolver as secretarias do gestão, além da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, possibilitando que cada um contribua para uma resposta mais ágil e eficiente, a fim de solucionar ou pelo menos minimizar os danos. Assim como nos anos anteriores desta gestão, agora cada entidade ou setor passa a se atentar às suas respectivas atribuições”, explicou o superintendente de Defesa Civil, Walfrido Lopes.

A Defesa Civil desenvolveu importantes ações durante o ano para preparar a população para o período chuvoso, como notificar moradores de áreas de risco, realizar vistorias em residências e oferecer treinamentos - dez foram disponibilizados com os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec’s), formados por voluntários cadastrados para atuarem em suas comunidades. Esses voluntários contam com canal de comunicação direto com a Defesa Civil para informar situações de risco e contribuir com alertas à vizinhança. Foi disponibilizado, ainda, um serviço de alertas para a população, por meio do SMS 40199. O órgão de proteção também georreferenciou 30 novas vias que vão receber intervenções e outras ações de prevenção contra alagamentos e desabamentos.

Intervenções

A Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) também segue promovendo diversas intervenções em infraestrutura urbana para evitar danos consequentes das chuvas intensas. Dentre elas, a limpeza e o rebaixamento da bacia de detenção do córrego Goiabinha, na região do Citrolândia, para aumentar a capacidade e o amortecimento em caso de grande volume de despejo de água. No bairro Bandeirinhas, na região Centro, a prefeitura reconstruiu a ponte localizada na Alameda das Roseiras, que foi destruída pelas chuva no início do ano.

Outras intervenções contemplam a construção de redes de drenagens em vias públicas. Apenas em 2022, mais de 15 vias, localizadas em seis regiões do município, receberam as obras, totalizando cerca de 800 metros de rede. Além disso, as estradas vicinais das regiões Icaivera, Petrovale, Vianópolis e Norte foram recuperadas com serviços de patrolamento e cascalhamento.

Além disso, para evitar transtornos decorrentes da queda de árvores, a Gerência de Parques e Jardins está realizando uma varredura em mais de 80 pontos para analisar a saúde das ramificações existentes e realizar poda preventiva daquelas árvores que apresentam risco iminente de queda.

Plano de Contingência 2022/2023