Moradores de Betim apaixonados pela sétima arte podem se preparar. A cidade recebe, na próxima segunda-feira (20), a 1ª Mostra Cine Rural, evento cultural itinerante que promete conectar a população com a riqueza do cinema mineiro. Com exibições gratuitas em seis regiões da cidade – Centro, PTB, Teresópolis, Citrolândia, Norte e Alterosas –, a iniciativa é promovida pela Babuína Filmes, com apoio da Prefeitura de Betim, por meio da Lei Paulo Gustavo. Aberto ao público, o evento, que permanece na cidade até o dia 25, começa às 18h.
A Mostra Cine Rural é um projeto que visa difundir o cinema mineiro a toda a comunidade, proporcionando acesso gratuito a produções cinematográficas de qualidade. As sessões serão realizadas em escolas públicas e contarão com uma estrutura especial que inclui exposições fotográficas e literárias; oficina de produção cinematográfica feita com celular - e exibição dos filmes produzidos durante as oficinas entre a mostra de curta e a de longa-metragem.
As obras em exibição destacam a produção mineira contemporânea, valorizando narrativas que exploram memória, ancestralidade, resistência cultural e tecnologia. A programação inclui as produções “Fía”; que retrata sobre conexões com o passado e guiam para o presente; “A Vida é Coisa Que Segue”, sobre o dia a dia de uma família marcada pela saudade; e “A Grande Pioneira”, que retrata um cenário mais urbano e contemporâneo, mas ainda profundamente ligado às raízes e às mudanças impostas pelo tempo. A programação encerra com a exibição do longa “My Name Is Now” , que retrata a trajetória da cantora Elza Soares.
Classificação
- Fía (classificação livre)
- A Vida é Coisa Que Segue (classificação livre)
- A Grande Pioneira (classificação livre)
- My Name Is Now (12 anos)