Valorizar os artistas, ampliar o acesso gratuito à cultura e abrir espaço para que diferentes talentos mostrem e divulguem seus trabalhos em Betim. Esse é o propósito do Palco Aberto, projeto da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) que convida artistas a se apresentarem espontaneamente no palco montado na Praça do Encontro, durante a programação da Rua dos Esportes, realizada aos domingos.
A iniciativa é aberta a músicos, grupos de dança e teatro, artistas circenses, contadores de histórias e representantes de outras expressões culturais. Interessados já podem se inscrever pelo site
betim.mg.gov.br/palcoaberto ou presencialmente na Secult - localizada no Centro Administrativo da Prefeitura -, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para se cadastrar, é necessário apresentar documento de identidade, comprovante de residência e portfólio artístico. Artistas iniciantes também podem participar, mediante apresentação de uma proposta de performance.
Os cadastros formarão o banco de talentos da Secult e, com base nele, as apresentações de cada domingo serão definidas em acordo com a coordenação da Rua dos Esportes.
Com estrutura de palco e som já montada, o projeto integra diferentes linguagens artísticas à vivência da cidade, enriquecendo ainda mais a experiência de quem participa da Rua dos Esportes.
“O Palco Aberto é uma forma de dar visibilidade aos talentos e estimular o convívio em um espaço público e acolhedor, enriquecendo ainda mais a Rua dos Esportes. É uma ação que leva arte diretamente à população, em um espaço democrático e acessível, além de reforçar o compromisso com o fomento à cultura em Betim”, afirma a secretária municipal de Cultura, Bruna Ribeiro.