16 ABR 2024
Betim recebe 1ª Mostra de Cinema em maio

Iniciativa é gratuita e aberta a toda a população

Os betinenses entusiastas do cinema têm um compromisso marcado entre os dias 7 e 12 de maio. Isso porque a cidade será palco da 1ª Mostra de Cinema de Betim. Com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult), a programação da mostra conta com a exibição de 24 filmes, incluindo curtas, médias e longas-metragens, duas oficinas, um seminário e exposição de fotografias. As atividades, que ocorrerão no Monte Carmo Shopping, serão gratuitas, com classificação livre e acessíveis para pessoas com deficiência.

Idealizada pela cineasta e jornalista Elizabete Martins Campos, a Mostra busca destacar a riqueza e a diversidade do cinema brasileiro contemporâneo. A seleção das exibições está sendo concluída por uma curadoria que selecionará filmes que representam diferentes regiões e linguagens cinematográficas. Os ingressos poderão ser retirados em breve pelo link: https://tinyurl.com/yxznyzck

Um dos destaques da Mostra será o lançamento do documentário “Betim Viva”. A obra traz depoimentos de antigos e novos moradores da cidade, remontando à história do município, que completa 86 anos em dezembro. Em paralelo, uma exposição fotográfica gratuita com as imagens do filme estará disponível para visitação de 8 a 31 de maio, das 9h às 17h, na Casa da Cultura Josephina Bento (avenida Padre Osório Braga, 18, Centro).

Além das exibições cinematográficas, a 1ª Mostra de Cinema de Betim oferecerá atividades de formação, como a oficina de Roteiro Cinematográfico para Iniciantes, que será realizada entre os dias 8 e 10 de maio, às 10h, no Cineart Betim, no Monte Carmo Shopping. Ministrada pelo diretor e roteirista Maick Hannder Lima Porto, essa formação tem o objetivo de oferecer aos participantes, com ou sem experiência, o acesso a informações e ferramentas para explorar técnicas essenciais para desenvolver roteiros, desde a concepção da ideia até a estrutura narrativa e diálogos. Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo link  https://tinyurl.com/4kadcjna.

Já o seminário “Betim Cidade Criativa: estratégias para o desenvolvimento do audiovisual local”, ministrado pelo gestor cultural César Paiva, promoverá um debate sobre as estratégias de conhecimento do setor audiovisual. O seminário ocorre na quinta-feira (9), às 19h, também na sala de cinema do Cineart Betim, no Monte Carmo Shopping. Na ocasião, os participantes irão explorar o potencial do setor audiovisual na cidade e discutir estratégias eficazes para impulsionar seu crescimento e desenvolvimento. Para essa atividade não é necessário realizar inscrição prévia.

“A gestão municipal está comprometida em promover e apoiar iniciativas que contribuam para a formação cultural da nossa comunidade e para o desenvolvimento de Betim como um polo cultural e criativo. Por meio da democratização do acesso ao cinema e das atividades culturais oferecidas durante a Mostra, proporcionaremos momentos de lazer, entretenimento e aprendizado para toda a população. Acreditamos que a arte tem o poder de transformar vidas e de construir uma sociedade mais inclusiva e consciente”, afirma a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

A 1ª Mostra de Cinema de Betim é uma realização da empresa iT Filmes e do Governo de Minas Gerais, com apoio da Prefeitura de Betim, do Grupo Cineart e do Instituto Ramacrisna.