28 FEV 2024
DENGUE
SAÚDE
Betim abre Unidade Temporária de Acolhimento de Pacientes com Dengue na UPA Norte

Espaço será destinado ao atendimento de pessoas com quadro clínico pouco urgente (verde) ou não urgente (azul)

Para absorver com mais agilidade o aumento expressivo da demanda por atendimento a pacientes com sintomas de dengue, a Prefeitura de Betim abrirá, na próxima segunda-feira (4), às 9h, mais um espaço específico para atendimento referente à arbovirose. A Unidade Temporária de Acolhimento de Pacientes com Dengue funcionará na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte e será destinada a pacientes com idade a partir de 13 anos, com quadros clínicos classificados como pouco urgente (verde) ou não urgente (azul). O espaço atenderá 24 horas. Com a medida, a prefeitura busca desafogar a demanda da UPA, deixando o fluxo de atendimento do local voltado para quadros graves e urgentes.

A unidade temporária terá um esquema próprio para acolhimento dos casos verde ou azul, depois que o paciente passar pela classificação de risco na recepção principal da UPA Norte. O ambiente será climatizado para mais conforto dos enfermos e contará com recepção, consultórios médicos, sala para prova do laço e 20 pontos de hidratação oral e venosa. O espaço terá capacidade para realizar cerca de cem atendimentos por dia.

“Nosso objetivo é evitar a sobrecarga do atendimento da UPA Norte, que recebe, além dos pacientes com sintomas de dengue, pessoas com sinais de outros agravos e pacientes com quadro de urgência e emergência. O fluxo próprio para acolhimento dos casos leves vai agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera de todos”, explica o diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Wesley Vieira.

A abertura de unidades temporárias de acolhimento nas demais UPAs da cidade está sendo estudada pela prefeitura. “Seguimos monitorando a situação das contaminações pela dengue e demais arboviroses no município diuturnamente e, como havíamos adiantado anteriormente, vamos ampliar os núcleos de atendimento conforme a necessidade, nas regiões mais demandadas. Estamos trabalhando incansavelmente para absorver a demanda altíssima por atendimentos e garantir que ninguém fique desassistido”, reforça o secretário municipal de Saúde, Heron Guimarães.

Centro AED no Teresópolis

A Prefeitura de Betim também abrirá, na próxima segunda (4), às 7h, o segundo Centro de Acolhimento Especializado para Dengue (Centro AED) do município. A unidade será instalada em prédio anexo ao Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc), no bairro Jardim Teresópolis. O atendimento também será destinado a pacientes com idade a partir de 13 anos e terá funcionamento 24 horas.

O Centro AED do Teresópolis terá capacidade para realizar 150 avaliações clínicas por dia e contará com três consultórios, sendo um para classificação de risco e dois para atendimento médico. Terá, também, um leito de estabilização clínica, além de 20 pontos para hidratação oral e/ou venosa e para coleta de exames laboratoriais.

O atendimento a crianças com até 12 anos que apresentam sinais clássicos de arboviroses continua sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência e, em caso de sintomas graves, nas UPAs Teresópolis, Norte e Alterosas - que contam com ala de pediatria.

O primeiro Centro AED de Betim foi aberto na última quarta-feira (21), ao lado do ambulatório cirúrgico do Hospital Público Regional. Foram atendidos no local, até as 13h desta quarta-feira (28), 897 pacientes.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024