Dando continuidade às ações de enfrentamento à dengue e demais arboviroses na cidade, a Prefeitura de Betim realiza, nesta sexta-feira (21), mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti - transmissor das doenças. Desta vez, as ações se concentram no bairro Jardim Teresópolis, em áreas com maior risco de incidência mapeadas pelo último Levantamento de Índices Rápidos do Aedes aegypti (LIRAa) - realizado entre os dias 13 e 24 de janeiro. Os trabalhos terão início às 8h, com ponto de concentração no Complexo Esportivo Riccardo Medioli.
Para a ação, foram mobilizados 50 agentes de combate a endemias e três biólogos, que realizarão vistorias nos imóveis, com eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e orientação aos moradores sobre as principais medidas de prevenção da dengue. A equipe de limpeza urbana da Gerência Regional Teresópolis atuará na coleta dos materiais descartados, com o apoio de quatro caminhões, uma máquina retroescavadeira e três caminhonetes para alcançar locais de difícil acesso.
“É essencial que a população contribua com as ações da prefeitura, já que, conforme o LIRAa segue apontando, mais de 90% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Os moradores podem descartar adequadamente os resíduos e evitar o acúmulo de água parada em recipientes e em áreas do imóvel. Se cada um colaborar, evitaremos as contaminações, o que é bom para todos”, pontua a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana.