06 DEZ 2023
ESPORTES
Mulheres em campo: edição feminina da Copa Vagalume estreia nesta quinta-feira (7)

Chegou a hora dos talentos femininos mostrarem que futebol é, sim, coisa de mulher. Nesta quinta-feira (7), as atletas das equipes S. E. XV de Novembro e Anjos da Lei prometem entregar tudo em campo na abertura da edição feminina da Copa Vagalume. A partida de estreia da competição será às 18h, no Campo do Bueno Franco. O torneio noturno, que já teve sua edição masculina recentemente, é uma parceria entre a Prefeitura de Betim e a Liga de Desportos (LDB). A copa celebra o projeto da gestão municipal, que tem levado iluminação profissional aos campos de futebol amador da cidade.

A edição feminina da Copa Vagalume reúne oito times em grupo único: Anjos da Lei E. C.; Limense E. C.; Minas E. C.; Marimbá F. C.; U. Colorado F. C. Betinense; S. E. XV de Novembro; A. E. Marquense; São Cristóvão F. C.

Assim como no torneio masculino, a Copa Vagalume Feminina dará às atletas um motivo extra para fazer bonito em campo: o “Troféu Craque do Jogo”, premiação que será concedida para a jogadora destaque de cada confronto. Projetada pelos alunos do Curso de Modelagem e Impressão 3D do Instituto Ramacrisna, o troféu tem um design tridimensional e processo de adesivação diferenciado.

“O futebol feminino ainda precisa de fomento e cuidados para que possamos promover equidade no esporte. A modalidade tem crescido bastante, mas ainda precisa de incentivos. Pensando nisso, decidimos criar a versão feminina para animar ainda mais as noites nas comunidades e garantir o espaço e a visibilidade merecidos pelas mulheres no futebol amador”, afirma o presidente da LDB, Beto Santana.

A secretária municipal de Esportes, Erika Brant, destaca o compromisso da atual gestão com a promoção da igualdade no esporte. “A criação da Copa Vagalume Feminina é um marco em nossa jornada esportiva. Acreditamos que competições  com esse nível técnico fomentam não apenas o talento e os incentivos à mulher esportista, mas também a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Estamos dedicados a proporcionar oportunidades iguais para atletas de todos os gêneros e a Copa é um passo crucial nessa direção”.