14 MAR 2023
FINANÇAS
Betinenses podem usar parte do imposto de renda para ajudar crianças, adolescentes e idosos da cidade

Contribuinte pode, até 31 de maio, realocar até 6% do IR devido para fundos de proteção social

Nem todos os cidadãos sabem, mas é possível fazer a diferença na vida de quem precisa por meio do Imposto de Renda (IR). É que, no momento da declaração, o contribuinte pessoa física pode destinar até 6% de seu IR para o contribuir com o financiamento de projetos e serviços sociais que auxiliam crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade.

Os contribuintes terão até o dia 31 de maio para realizar a declaração. Os valores serão destinados às instituições por intermédio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Municipal do Idoso (FMI). Ao fazer a destinação, o contribuinte pode escolher qual projeto social deseja apoiar, desde que cadastrado no FIA ou FMI, tendo a garantia de que o valor destinado será aplicado de forma transparente.

Para isso, o contribuinte deve realizar a declaração do Imposto de Renda pelo modelo completo e indicar um dos fundos como destinatário, sem nenhum custo adicional. Com a destinação, é possível ajudar a transformar a realidade de crianças, jovens e idosos de Betim, proporcionando a eles oportunidades de educação, saúde, cultura, esporte e lazer.

A doação não aumenta a restituição ou diminui o valor a ser pago do Imposto de Renda. O valor doado é descontado diretamente do imposto devido.

Em Betim, cerca de 107 instituições estão cadastradas e regularizadas para receber os valores destinados.

Saiba como destinar parte do Imposto de Renda a projetos sociais

Acesse o Programa do Imposto de Renda (PGD/2023), da Receita Federal, e realize a declaração normalmente. Na opção "Resumo da Declaração", clique em "Doações Diretamente na Declaração - ECA". Selecione o tipo de fundo para o qual deseja doar: Fundo da Criança ou Fundo do Idoso. Escolha o valor que você deseja doar (o limite é de 6% do imposto devido). Confirme a operação e gere o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para efetuar a doação.