21 OUT 2022
CHUVAS
Defesa Civil inicia capacitação de voluntários para atuarem no período chuvoso
Nesta quinta-feira (20), a Superintendência de Defesa Civil de Betim deu início aos treinamentos regionais para os voluntários dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec’s), começando pela o da região do Citrolândia. Este foi o primeiro de uma série de dez encontros para capacitar os moradores do município que se cadastraram para atuarem no período chuvoso, dando auxílio à equipe e mobilizando a população sobre situações de risco. O treinamento foi realizado no Centro de Memória da Colônia Santa Isabel Luiz Veganin, na Colônia Santa Isabel.

A equipe da Defesa Civil apresentou o novo mapeamento das áreas de risco de inundação no entorno da Colônia Santa Isabel, onde há aproximadamente 2.250 moradores que podem ser afetados, e 337 residências em área de risco geológico. “A região sofreu um aumento da mancha de inundação com base em critérios como o nível de assoreamento do Rio Paraopeba e pelo alcance das águas no último período chuvoso”, explica a coordenadora da Defesa Civil, Suellen Reis.

Os voluntários receberam instruções sobre ações de contingência, rotas de evacuação, de compartilhamento de informações e sobre a possibilidade de formalizar denúncias anônimas sobre construções irregulares que possam oferecer risco a outros moradores. “Por meio de ações educativas, os integrantes dos Nupdec’s contribuem para a sensibilização dos moradores para as práticas que diminuem o risco, preservam o ambiente, melhoram a qualidade de vida e ajudam a salvar vidas”, salienta o superintendente de Defesa Civil, Walfrido Lopes.

Em maio deste ano, a Prefeitura de Betim abriu inscrições para que os moradores do município interessados pudessem participar. Hoje, a cidade conta com  170 voluntários cadastrados. Os integrantes dos núcleos podem ajudar a colaborar com o monitoramento das moradias em áreas de risco, solicitar vistorias, receber e repassar alertas de chuvas, colaborar com as ações de  conscientização e preservação do meio ambiente, além de  participar de cursos de capacitação, encontros e seminários.

Morador da Colônia Santa Isabel há 55 anos, Hélio Dutra é voluntário e relata sobre a experiência adquirida na inundação de janeiro de 2022 e de outros anos, que o motivou a sempre ajudar a população em momentos de desastre. “Nosso laboratório foi a própria enchente e o povo daqui tem o espírito solidário, muita gente ajudou. Foi uma tragédia, mas nos trouxe muito ensinamento”, avalia.

Wilivis Lopes se voluntariou durante o treinamento e lembra que teve a casa invadida pela água no último período chuvoso e também durante o rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019. “Eu já tive que retirar tudo de casa quando houve a barragem rompeu. Neste ano, a água chegou cobriu minha casa. Naquela época eu não sabia da importância de conhecer essas medidas, mas agora quero ser voluntário para poder ajudar a quem precisa e fazer a diferença daqui para frente”, comenta.

A Defesa Civil de Betim reforça que ainda dá tempo de novos interessados se cadastrarem para participar dos ciclos de treinamentos que vão ocorrer conforme cronograma abaixo.
Próximos encontros do Nupdec nas Regionais Administrativas

21/10 [Sexta-feira], às 10h – Icaivera
Local: Cras Icaiveira - rua Amongueaba, 167, Icaivera

24/10 [Segunda-feira], às 9h – Centro
Local: Administração Regional Centro - rua Belo Horizonte, 72, Centro

24/10 [Segunda-feira], às 9h – Vianópolis
Local: Cras Vianópolis - rua Araxá, 450, Marimbá - Tel.: 3596.3045

25/10 [Terça-feira], às 10h – PTB
Local: Regional PTB - av. Rio Madeira, 1.960, bairro Guanabara

25/10 [Terça-feira], às 10h – Petrovale

Local:  Administração Regional Petrovale - rua Bulgária, 126, Petrovale

26/10 [Quarta-feira], às 10h – Imbiruçu
Local: Administração Regional Imbiruçu - av. São Caetano, 230, Imbiruçu

26/10 [Quarta-feira], às 10h – Teresópolis

Local: Administração Regional Teresópolis - rua Dulce Brandão, 52, Jardim Teresópolis

27/10 [Quinta-feira], às 10h – Norte
Local: Tatersal (Parque de Exposições) - Rua do Rosário, 1.840, Angola

27/10 [Quinta-feira], às 10h – Alterosas
Local: Administração Regional Alterosas - avenida Campos de Ourique com Rua Marquês de Pombal, Jardim Alterosas I.

As inscrições podem ser feitas no local do treinamento ou pelo link: https://www.betim.mg.gov.br/voluntarios