A Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv) elegeu, em assembleia geral extraordinária, na manhã desta quinta-feira (9), a nova diretoria da entidade, que conta agora com novo escopo e organograma. Além de nomear e dar posse aos integrantes, a assembleia - que reuniu a antiga presidência e os associados - estruturou o recém criado Conselho de Administração da Apromiv, conforme o novo estatuto social da entidade, registrado em dezembro de 2024. Uma das principais novidades é que o novo conselho envolve a sociedade civil, que será representada por pessoas que são referência em suas áreas de atuação em Betim. Com as deliberações, a associação passou a contar com cinco diretorias, além da presidência, e com dois conselhos: Fiscal (já existente) e de Administração.
Foram nomeados para a nova diretoria da Apromiv a administradora especialista em gestão de projetos e ex-secretária de Assistência Social, Gabriela Brena, que assumiu a função de diretora-presidente da entidade; o advogado Vitor Fávero Lopes, que comandará a Diretoria Executiva; a bacharel em direito e ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Júnia Amaral, que ficará à frente da Diretoria de Saúde; a letróloga, ex-coordenadora de projetos do Salão do Encontro e cidadã honorária de Betim Fátima Rolim, que será a titular da Diretoria de Assistência Social; a administradora e ex-superintendente de Receitas do município Rackeline Gonçalves Campos, que comandará a Diretoria Financeira; e a advogada especialista em política de assistência social e ex-gestora do Suas Sônia do Carmo Godoi, que ocupará a Diretoria Jurídica da entidade.
“A antiga diretoria tinha vigência até o próximo dia 15. Por isso, para garantir a continuidade dos serviços, sem quaisquer prejuízos à população atendida, uma assembleia foi convocada para a eleição, nomeação e posse dos novos integrantes e também a estruturação do novo escopo de atuação da Apromiv”, explica a nova diretora-presidente da Apromiv, Gabriela Brena.
“É uma honra fazer parte de uma Instituição tão importante e tradicional no município, e contribuir para a melhoria e a reconstrução dos serviços prestados à população. Estruturamos um time técnico com grande capacidade profissional para juntos dirigirmos e retomarmos a grandiosidade da Apromiv”, ressalta Gabriela, explicando também que a nova estrutura organizacional da entidade tem como objetivo garantir mais eficiência na prestação de serviços e lisura nos processos da associação.
A Apromiv é uma associação civil de natureza assistencial que tem como missão o desenvolvimento de programas e ações voltados para o atendimento e a promoção dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, mães e gestantes, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Conselhos buscam garantir caráter institucional da entidade
Foram formados também os dois conselhos deliberativos, consultivos e fiscalizadores da Apromiv. A grande novidade é o Conselho de Administração, recém-criado pelo estatuto social de dezembro de 2024 da entidade. Ele é composto por cota de 20 a 40 por cento de integrantes do Poder Público; 20 a 30 por cento de representantes de instituições da sociedade civil; até dez por cento de associados; de dez a 30 por cento de pessoas com capacidade profissional e idoneidade moral reconhecida; e até dez por cento de integrantes indicados ou eleitos, entre colaboradores da organização. São atribuições do Conselho de Administração, principalmente, aprovar a proposta de contrato de gestão da Apromiv, bem como a proposta de orçamento da entidade e seu programa de investimentos.
Dentre os integrantes do novo conselho estão nomes que desenvolvem atividades reconhecidas na cidade, como o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Betim (CDL-Betim), José Barboza; os proprietários da rede de supermercados Super Luna, Navarro Agostinho e Joel Fernoverdes; e a coordenadora administrativa do Núcleo Infantil Anna Medioli, Ana Cristina Fernandes.
“Essa cota de integrantes da sociedade civil é fundamental para a transparência das ações, o uso consciente e assertivo de recursos, e a participação efetiva da população no desenvolvimento de políticas públicas. As organizações sociais, quando cumprem seu papel com seriedade, são grandes aliadas do Poder Executivo, pois ajudam na resolução de problemas e nas transformações sociais, portanto demandam extrema responsabilidade”, pontua Gabriela Brena.
O Conselho Fiscal, já anteriormente existente, é responsável por emitir parecer sobre a situação fiscal e financeira da entidade, avaliando e fiscalizando contas, apreciando balancetes, inventários e relatórios com base em normas do Conselho Federal de Contabilidade. Foram eleitos para o Conselho Fiscal três titulares e três suplentes que desempenham funções técnicas e administrativas nas esferas pública e privada do município.