20 MAR 2024
PARCERIAS
Formatura dos alunos do Programa Descubra em Betim será nesta quinta (21)

Um grande passo para mudar o futuro de jovens em vulnerabilidade social de Betim será dado nesta quinta-feira (21), pelos alunos do Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais, o Descubra - uma iniciativa que busca mobilizar instituições para a oferta de vagas de aprendizagem a esses jovens. Isso porque será a formatura dos 19 alunos do programa, às 13h30, na sede da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Todos os alunos que participaram do programa são assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Semas, oriundos de famílias vulneráveis e frequentam a escola regularmente. Podem participar os familiares dos alunos, empresas interessadas, coordenadores de Cras e equipe da Semas.

E para ampliar as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho, os alunos participaram de capacitações com intuito de desenvolver habilidades pessoais e profissionais, que incluem a questão da subjetividade e do autoconhecimento. Nos cursos foram destacados os perfis comportamentais dos jovens, com o propósito de promover o melhor direcionamento para vagas de emprego; foram ministradas aulas sobre comportamento no ambiente de trabalho, oficina de currículo e preparação para a entrevista de trabalho. Outras competências adquiridas no curso trataram dos direitos do trabalhador, educação financeira, práticas administrativas e o trabalho do futuro, além do desenvolvimento de uma cultura de aprendizado para a vida e para o trabalho.  Os cursos tiveram carga horária total de 36h, por meio de 9 oficinas com duração de 4h, realizadas entre os dias 11 e 21 de março.

Após a certificação, os alunos poderão ser encaminhados para vagas da Seter e da Rede Cidadã - entidade parceira que ministrou os cursos -, para atuarem como estagiários, com carga horária de 20 horas semanais, em diversos setores, conciliando a experiência profissional com os estudos.

O programa Descubra é uma cooperação interinstitucional formada por órgãos federais, estaduais e municipais, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais para atender jovens e adolescentes com idade entre 14 e 21 anos, acompanhados pelos serviços de medidas socioeducativas e também pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi); dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de unidades de acolhimento. A Prefeitura de Betim aderiu ao Descubra em junho de 2022, tendo como instituições parceiras o Instituto Ramacrisna, o Salão de Encontro, a Rede Cidadã e o Sistema S (Senai, Sesi, Senac).

Formatura dos alunos do Programa Descubra

Quando: quinta-feira, às 13h30

Local: Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), Rua Tito Pedrosa, 55 – Centro – Betim