Dando continuidade às ações de prevenção das arboviroses - dengue, chikungunya e zika -, a Prefeitura de Betim realiza, entre os dias 16 e 20 de dezembro, a Semana de Combate à Dengue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção dessas doenças e o controle do mosquito Aedes aegypti, seu principal vetor, para evitar que uma nova epidemia ocorra no próximo ano.
Ao longo da próxima semana, os Agentes Comunitários de Saúde intensificarão as visitas domiciliares, buscando orientar o maior número possível de famílias sobre as formas de controle da infestação do mosquito. Durante as visitas, será distribuído material informativo e demonstrada aos moradores a prática dos “10 minutos contra o Aedes”, que consiste em reservar 10 minutos semanais para vistoriar o imóvel, eliminando locais com água parada.
Os usuários que procurarem atendimento nas UBSs também serão orientados pelas equipes sobre a importância de combater o Aedes aegypti, eliminando qualquer objeto que possa acumular água, e evitando o surgimento de criadouros para as larvas do mosquito.
“Estamos no período intersazonal das arboviroses, quando há uma menor infestação de mosquitos e menor transmissão das doenças. Esse é o momento certo de agirmos para evitar que uma nova epidemia ocorra. O período chuvoso já começou, e temos que unir forças para eliminar todos os possíveis criadouros de larvas do mosquito. Estamos fazendo a nossa parte enquanto poder público e contamos com a colaboração de toda a população para combater o Aedes aegypti”, afirma a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana.
Vacinação contra a dengue
O incentivo à vacinação contra a dengue também fará parte das ações da semana. As equipes da Saúde da Família das UBSs farão a busca ativa das crianças entre 10 a 14 anos - público contemplado pela imunização - que ainda não se vacinaram ou que estão com a segunda dose em atraso.
A vacina está disponível nas UBSs, das 8h às 17h. O esquema vacinal é de duas doses, que devem ser aplicadas com um intervalo de três meses entre elas. No ato da vacinação, a criança deve estar acompanhada por um responsável maior de idade, que deve apresentar documento de identificação, além da identidade e do cartão de vacinas da criança. Após a aplicação da dose, a criança deve aguardar cerca de 20 minutos na unidade para observação, caso de alguma reação.
“Estamos em um período de baixa incidência da dengue, o que favorece o recebimento da vacina e assegura a imunização contra a doença para seu período de maior incidência, que é durante o verão. As vacinas são seguras e passam por um rigoroso processo de avaliação da Anvisa antes de serem liberadas para uso. Por isso, chamamos os pais e responsáveis para garantir a imunização de seus filhos”, explica a referência técnica em imunização do município, Ana Paula Macedo.
Mutirões
A Prefeitura de Betim também está intensificando os mutirões de limpeza para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. Em dezembro, as ações de combate ao mosquito estão concentradas nas regionais Icaivera, Norte e Vianópolis, que são as áreas da cidade que apresentaram maior índice de infestação, conforme o último Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no fim de outubro.
Na última semana, a região do Icaivera foi a primeira a receber o mutirão. Nessa terça-feira (10), a ação foi realizada na regional Vianópolis e na próxima quarta-feira (18), ocorrerá na regional Norte.
Os mutirões envolvem equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da limpeza urbana das Gerências Regionais. Os agentes de combate a endemias (ACEs) visitam os imóveis orientando os moradores sobre como evitar os focos do mosquito, distribuem capas para reservatórios de água e, quando necessário, aplicam larvicidas de baixa toxicidade. Os moradores estão sendo instruídos a descartar objetos que podem acumular água, que são recolhidos pelas equipes da limpeza urbana. Pontos de descarte irregular também estão sendo limpos.
Além dos mutirões, os ACEs continuam realizando as vistorias de rotina em residências, estabelecimentos comerciais, depósitos e terrenos baldios, em todos os bairros do município, orientando a população e eliminando os focos do mosquito.