10 DEZ 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Ainda em implantação, novo sistema eletrônico de monitoramento de Betim já identificou sete veículos
Tecnologia adquirida pela prefeitura está sendo instalada em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de detectar veículos envolvidos em atos criminosos

O novo sistema eletrônico de monitoramento LPR ("License Plate Recognition") - que realiza o reconhecimento de placas de veículos -, atualmente em instalação pela Prefeitura de Betim em pontos estratégicos da cidade, já apresenta resultados eficientes para a segurança pública no município em apenas uma semana de funcionamento. Até sexta-feira (8), os alertas emitidos pelas câmeras possibilitaram à Polícia Militar (PM) a identificação de sete veículos denunciados por furto ou roubo.

Segundo informações da corporação, entre os dias 2 e 8 de dezembro, três carros foram recuperados e dois suspeitos presos com a ajuda do sistema. Na última quinta-feira (7), um carro proveniente de assalto foi flagrado pelas câmeras, que logo notificaram a central de operações sobre a situação do veículo. Com as informações, a PM conseguiu rastrear o veículo e apreendê-lo. O suspeito, que portava uma arma, também foi preso.

A eficiência do sistema também culminou na detenção de outro suspeito, também na quinta (7), após a identificação de um carro furtado em Campinas, no interior de São Paulo.

Um balanço parcial das LPRs indica a efetividade do sistema no reforço da segurança no município. Em um intervalo de quatro dias, foram detectados pelas câmeras um Fiat Siena, furtado em Belo Horizonte; um caminhão semirreboque com placas de São Paulo, que foi tomado de assalto; além de uma motocicleta Yamaha Fazer e uma picape Fiat Strada com queixas criminais.

Mais de R$ 4,8 milhões em investimentos

Ao todo, 41 câmeras de LPR serão instaladas em Betim -  24 delas estão sendo implementadas neste ano e as outras 17 em 2024. Os locais da instalação foram definidos pela Secretaria Adjunta de Segurança Pública, em parceria com a Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil.

O serviço, que começou a ser implantado em outubro, fará uma varredura em todos os veículos que acessam o município pelas diversos pontos de acesso. Com a tecnologia, Betim entra na vanguarda da implantação do sistema de cercamento eletrônico inteligente em Minas Gerais, que opera de forma integrada com as forças de segurança,

Desde o ano passado estão sendo investidos pela prefeitura cerca de R$ 4,8 milhões em segurança pública que incluem, além do monitoramento eletrônico das LPRs, a reestruturação do sistema de câmeras Olho Vivo; o processo seletivo de novos agentes e aquisição de equipamentos para ampliação do trabalho da Guarda Municipal; a compra de novos equipamentos para a Defesa Civil, dentre outros.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024