A Guarda Municipal (GM) de Betim promove, ao longo do mês de julho, uma campanha educativa de combate ao uso de linhas cortantes - cerol e linha chilena. A iniciativa tem início nesta sexta-feira (11), com uma blitz educativa na Praça do Encontro, das 9h às 11h. Outras blitze ocorrerão ainda em julho nos bairros Jardim Alterosas e Jardim Teresópolis, com distribuição de materiais informativos e orientações fornecidas pelos efetivos sobre os perigos das linhas cortantes, que podem causar ferimentos graves e até mortes, especialmente entre motociclistas e ciclistas.
Além dessas ações de orientação e sensibilização em pontos estratégicos da cidade, a programação inclui palestras educativas em escolas municipais, abordando o tema com estudantes do ensino fundamental. Também serão realizadas, com o apoio do departamento de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, ações de inspeção em estabelecimentos comerciais para orientar e coibir a venda de linhas cortantes.
Registros
Em 2024, foram realizadas quatro blitze educativas e 29 operações de combate ao uso de linhas cortantes em diversos locais do município. Esse empenho resultou na apreensão de aproximadamente 700 rolos de linhas cortantes, entre cerol e linha chilena. No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde registrou seis acidentes envolvendo esse tipo de artefato. Em 2025, já são cinco acidentes.
“A Guarda Municipal realiza anualmente operações de fiscalização e a campanha de prevenção e enfrentamento aos perigos das linhas cortantes. Neste ano, a iniciativa foi batizada de ‘Linha Segura não Corta a Diversão’. O objetivo é disseminar informações sobre as legislações municipal e estadual que proíbem o uso e comercialização dessas linhas, e o seu uso, em especial, nos espaços públicos. Além disso, as operações estarão voltadas, ao longo do mês de julho, na rigorosa fiscalização, no recolhimento de qualquer material cortante e na responsabilização dos autores”, aponta a comandante da GM, Midiã Fernandes.
Para encerrar a mobilização, será realizado, no dia 3 de agosto, um Festival de Pipas, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. Informações sobre o evento serão divulgadas em breve pela prefeitura.
Programação - Campanha Contra o Uso de Linhas Cortantes
Blitze Educativas - sempre das 9h às 11h
11/07, sexta-feira
Praça do Encontro
15/07, terça-feira
Av. Juiz Marco Túlio Isaac, em frente à Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV), no Jardim Alterosas
22/07, terça-feira
Av. Juiz Marco Túlio Isaac - antes da rotatória que dá acesso bairro Jardim Teresópolis, próximo à empresa Usiminas