Betim segue alcançando marcos positivos na segurança pública. Novo levantamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais aponta que a cidade registrou, no primeiro semestre de 2025, a menor incidência de crimes violentos desde o ano de 2012. Os dados foram catalogados pelo Observatório de Segurança Pública, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública.
As estatísticas consideram os seguintes tipos de crimes: roubo (consumado e tentado), estupro (consumado e tentado), estupro de vulnerável (consumado e tentado), homicídio (consumado e tentado), extorsão (consumada e tentada), extorsão mediante sequestro, sequestro e cárcere privado.
Ao todo, foram 424 registros no primeiro semestre de 2025, o que representa uma redução de 27,4% em relação ao mesmo período de 2024 - quando foram computadas 584 ocorrências - e uma queda de 23,2% em comparação com o primeiro semestre de 2023, que teve 552 registros.
O dado mais expressivo mostra redução de 89,7% em relação ao primeiro semestre de 2016, ano com maior incidência de crimes violentos desde o início da série histórica, quando foram registrados 4.113 casos.
O secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Reis, reforça que os números comprovam a efetividade das ações estratégicas adotadas pela administração municipal. “Esse resultado é reflexo direto do trabalho integrado das forças de segurança, do investimento em tecnologia, da capacitação de agentes e, sobretudo, da presença constante de nosso efetivo nas ruas. É um marco importante que reforça nosso compromisso com a segurança e a qualidade de vida da população. Continuaremos avançando, com planejamento, inteligência e ações preventivas, para garantir que Betim seja uma cidade cada vez mais segura para todos”, afirma.