19 NOV 2023
CULTURA
Com a presença de Carlinhos de Jesus, Betim dá início aos preparativos para o Pré-Carnaval 2024
Os preparativos para o Pré-Carnaval Betim 2024 foram oficialmente iniciados pela prefeitura na noite deste domingo (19), em evento que reuniu autoridades e representantes da comunidade carnavalesca da cidade - incluindo dirigentes de blocos de rua, produtores culturais, artistas, dentre outras personalidades marcantes da história da festa no município. O encontro, realizado no Clube  Atlético Rodoviário, foi promovido pela Secretaria de Arte e Cultura e contou também com a participação especial do renomado bailarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus.

No evento, a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro, adiantou que o edital de 2024 da festa será publicado nas próximas semanas e que alguns encontros com dirigentes e blocos de rua da cidade serão realizados para que o pré-carnaval seja construído em conjunto com todos os que participam ativamente da festa. A expectativa é que o pré-carnaval aconteça uma semana antes do carnaval oficial, marcado para acontecer entre os dias 10 e 13 de fevereiro.

“Tivemos, no pré-carnaval deste ano, uma adesão muito boa dos blocos e do público. O objetivo, então, é manter o desfile na Rua do Rosário, mas aprimorar a festa em 2024 para oferecer melhores condições para carnavalescos e foliões. Decidimos promover esse evento para oficializarmos o início dos preparativos e ratificarmos nosso compromisso de promover, em conjunto com a comunidade carnavalesca da cidade, uma festa que promete ser espetacular no próximo ano. Para isso, teremos encontros com as referências dos blocos de rua, dentre outros envolvidos, para que tudo seja decidido e alinhado com a participação ativa de todas as partes”, destacou a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

O secretário municipal de Gabinete, Heron Guimarães, pontuou que o objetivo da atual gestão é resgatar a força das celebrações carnavalescas de Betim. “O intuito desse evento foi reunir representantes de todas os segmentos que contribuem e compõem de alguma forma o Carnaval da cidade, pois são eles que construirão essa festa com a gente. Há algumas semanas iniciamos esse projeto, quando entramos em contato com Carlinhos de Jesus, uma personalidade tão reconhecida e importante no movimento carnavalesco do país, para também contribuir com essa construção, o que ele fez de forma muito gentil. E Carnaval é isso. É gentileza, simplicidade, união”.

“Betim está fazendo parte desse grande cenário cultural brasileiro. A cultura da folia, da alegria, tão característico de nosso país. Dentre tantas coisas boas que tenho admirado em Betim, como o número de mulheres atuantes na prefeitura - o que é um grande exemplo pra todo o Brasil -, agora admiro também esse projeto maravilhoso de desenvolver ainda mais a celebração carnavalesca na cidade. Então fica aqui meu abraço e minha admiração à prefeitura e a todos os seus parceiros nessa iniciativa. É uma alegria estar aqui para dar o ponta-pé inicial a essa festa linda que se desenha para 2024”, ressaltou Carlinhos de Jesus.

“Se estiver chovendo muito no Rio, venho passar o pré-carnaval aqui com vocês”, brincou o bailarino e coreógrafo carioca.

Troféu Adelson Coelho

O evento incluiu ainda a entrega do Troféu Adelson Coelho. A condecoração é uma homenagem idealizada e concedida pelo bailarino, coreógrafo, produtor cultural, carnavalesco e curador betinense Adelson Coelho, que teve como objetivo homenagear artistas e pessoas vinculadas ao movimento carnavalesco da cidade, incluindo escolas de samba e blocos de rua. No evento, cerca de 25 personalidades - algumas por meio de memória póstuma - foram homenageadas por sua contribuição aos eventos de Carnaval de Betim.

Adelson Coelho atua há 25 anos nos segmentos cultural e social, com projetos ligados ao Carnaval em Betim, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. É coordenador artístico de dança e circo do Programa de Tempo Integral Escola da Gente; coordenador cultural e coreógrafo do Instituto Proviver; além de produtor e curador do MAI Betim. É ainda embaixador do Bloco da Diversidade e da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Betim.

“Só tenho a agradecer à prefeitura. Estamos unindo forças porque entendemos que juntos somos mais fortes e devemos pensar grande. Arte é transformação, Carnaval é transformação, é pluralidade. A ideia de caminha junto com a prefeitura é justamente crescer e desenvolver a arte  e a cultura do Carnaval na cidade. Betim sabe fazer Carnaval e estamos juntos para aprimorar essa festa ainda mais”, asseverou Adelson Coelho.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024