26 MAI 2023
Vacimóvel de Betim já aplicou 46 mil doses de vacinas contra a covid-19

Instituído em novembro de 2021, o Vacimóvel da Prefeitura de Betim é a primeira unidade móvel de vacinação do país na rede pública de saúde. Empenhado em diversas campanhas de vacinação, o posto-volante oferece, em média, 200 doses de imunizantes por dia, número superior ao aplicado  em qualquer outro posto de vacinação na cidade. O cronograma semanal do Vacimóvel, que atende a população acima de 12 anos de idade, pode ser acessado no portal da prefeitura www.betim.mg.gov.br.

Desde o início da operação, o veículo disponibilizou cerca de 46 mil doses de vacinas contra a covid-19, o que representa 10% da imunização do  município. Na campanha de vacinação contra a meningite C, o posto-volante foi o responsável por 21,96% das doses aplicadas. Durante o período chuvoso, a unidade móvel circulou pelos abrigos de pessoas vítimas de enchentes, atualizando a situação vacinal e aplicando quase 400 doses da vacina contra hepatite A. Na campanha contra a poliomielite, em 2022, o Vacimóvel também foi  fator determinante para ampliar a cobertura vacinal diante da baixa adesão.

O veículo circula pelos pontos mais movimentados da cidade, onde há maior circulação de pessoas. A unidade móvel participa de eventos, percorre empresas e instituições de ensino oferecendo as vacinas para a população, tanto em horário comercial como em horários alternativos, no período noturno e nos fins de semana.

“O Vacimóvel é uma ferramenta de extrema importância na estratégia de imunização do município. Ele é uma sala de vacinas volante, idealizada para melhorar o acesso da população à imunização. Com ele, estamos conseguindo atingir um maior número de pessoas e ter uma melhor cobertura vacinal em Betim”, afirma a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista.

Cronograma do Vacimóvel para a semana de 29 de maio a 2 de junho

Buscando ampliar a cobertura vacinal contra a gripe no município, a prefeitura oferece por meio do Vacimóvel, entre os dias 29 de maio e 2 de junho,  somente o imunizante contra a influenza.  Para receber a dose é necessário apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinas.

Confira a programação:

- Segunda-feira (29), das 8h30 às 11h30

Empresa Valgroup - atendimento exclusivo para o público interno

-- Segunda-feira (29), das 13h30 às 16h

Praça do Encontro, Centro

- Terça-feira (30), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h

Praça Tiradentes, Centro

- Quarta-feira (31), das 8h30 às 12h e das 13h às 16h

Empresa Mello Transportes - atendimento exclusivo para o público interno

- Quinta-feira (1º), das 8h30 às 12h e das 13h às 16h

Guarda Patrimonial - atendimento exclusivo para o público interno

- Sexta-feira (2), das 8h30 às 12h e das 13h às 15h

Empresa Aços Aliança - atendimento exclusivo para o público interno

- Sábado (3), das 8h30 às 12h

Em frente ao condomínio Vila Verde - Rua das Rosas, 500, bairro Vila Verde.