23 MAR 2023
ECOS
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura de Betim executa demolição de imóvel em área de risco para garantir segurança a moradores
Buscando impedir que a população ocupe imóveis situados em área de risco e, com isso, garantir a segurança das famílias, a Prefeitura de Betim  demoliu, nessa quarta-feira (22), um imóvel situado na rua Domingo Pereira Sandes, no bairro Jardim Brasília. A edificação irregular - uma casa com três pavimentos - impactava outras cinco residências do entorno.

Os moradores da construção demolida  e dessas outras cinco habitações impactadas foram removidos com antecedência dos imóveis e encaminhados para o  programa de Auxílio Habitacional do município. O proprietário da edificação irregular  será indenizado e os demais terão seus  imóveis vistoriados e avaliados pela Defesa Civil, que verificará se as residências possuem condições estruturais adequadas para abrigar novamente os moradores.

Para a intervenção, a prefeitura mobilizou ação conjunta entre a Defesa Civil, a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e a a Procuradoria-Geral do Município. Além disso, a Gerência  Regional Alterosas, a Cemig, a Copasa e a Polícia Militar deram suporte à intervenção.

“Essa ação faz parte do trabalho incessante que promovemos durante todo o ano para garantir a segurança dos cidadãos, em especial daqueles que residem em áreas de risco. Nossa atuação ocorre não apenas nos períodos chuvosos. Realizamos um esforço permanente para minimizar as chances de desastres”, explica a superintendente de Defesa Civil, Suellen Reis.

O passeio do imóvel já foi reconstruído e, até o fim desta semana, o terreno será cercado e receberá uma placa informando que se trata de área de risco.