18 JAN 2023
ECOS
Prefeitura de Betim e FCA viabilizam melhorias nas travessias ferroviárias do município

Mais segurança, controle e modernização nas passagens de nível em Betim. A Prefeitura de Betim viabilizou, em conjunto com Ferrovia Centro Atlântica (FCA) - empresa do grupo VLI Multimodal -, a implantação do Centro de Controle de Passagens em Nível no município. As intervenções tiveram início na terça-feira (17).

O centro de controle vai ampliar a segurança na operação ferroviária por meio da aplicação de tecnologia na comunicação, no monitoramento e na atuação em sistemas eletrônicos. O objetivo é propiciar melhor infraestrutura e segurança aos pedestres e condutores que passam pelas travessias ferroviárias.

Alinhadas com a Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito (Ecos), as benfeitorias serão implantadas em sete travessias ferroviárias no perímetro urbano de Betim. Serão dois pontos no bairro Decamão (avenida Gabriel de Rezende Passos e rua José Inácio Filho) e outros dois no bairro Chácara (rua Joaquim Venâncio e na Rua dos Inconfidentes). Outros três pontos serão nos bairros PTB (avenida Tapajós), Betim Industrial (rua Dirceu José Alvarenga) e Vianópolis (MG-060).

O projeto contempla a instalação de câmeras, cancelas eletrônicas, sinalização semafórica acústica, guarda-corpo para direcionamento do fluxo de pedestres, revitalização de pavimento e construção de calçada, dentre outras melhorias. Todas as atividades serão monitoradas por um centro de controle que será coordenado pela equipe técnica da VLI/FCA.

"É uma importante ação de modernização de trânsito viabilizada pelo município com o objetivo de oferecer mais segurança para aqueles que utilizam as travessias ferroviárias, além de fortalecer a fiscalização de todo o perímetro da passagem de nível, por meio da integração dos sistemas", destaca a presidente da Ecos, Marinésia Costa Makatsuru.

De acordo com o cronograma de serviços da VLI, a previsão é que as intervenções sejam concluídas até o mês de julho.