19 MAI 2022
ECOS
Maio Amarelo: Prefeitura de Betim realiza ações especiais para conscientização sobre a segurança no trânsito
A Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) e da Guarda Municipal, está promovendo diversas atividades para estimular as boas práticas no trânsito, com destaque para a segurança. As ações fazem parte da campanha nacional Maio Amarelo, que, neste ano, traz o tema “Juntos Salvamos Vidas”.

O movimento, cujo intuito é chamar a atenção da sociedade para a redução de acidentes, contará com várias atividades. Estão previstas atividades em instituições de ensino, divulgação de peças nas redes sociais do município, inspeção conjunta nas confluências dos trechos ferroviários com vias públicas, fixação de faixas educativas nas dez regiões de Betim, além de uma blitz educativa na Praça do Encontro.

Para a presidente da Ecos, Marinésia Costa Makatsuru, “o trânsito é um ambiente democrático, já que todos têm acesso, independentemente do meio de locomoção. O Maio Amarelo é fundamental para fomentar a segurança no trânsito e a consequente redução no número de acidentes”.

“A Guarda Municipal de Betim, se valendo do movimento Maio Amarelo, faz um apelo à população para que tenhamos mais consciência e responsabilidade com a segurança no trânsito. Se todos nós fizermos nossa parte, teremos um trânsito mais seguro e mais vidas preservadas", destaca o subcomandante da Guarda Municipal de Betim, Weslei de Souza Almeida.

PROGRAMAÇÃO

- De 10/05 em diante: abertura da agenda de julho e julho de 2022 para solicitação de intervenções de Educação para o Trânsito em instituições de ensino e empresas privadas do município. As inscrições serão feitas pelo telefone: 3512-3652 ou pelo e-mail: educatransitobetim@gmail.com.

- Atividades de Educação para o Trânsito em instituições de ensino de Betim, utilizando óculos que simulam o estado de embriaguez e o jogo Paz no Trânsito:

Nesta quinta (19) será a vez da PUC Minas, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Rua do Rosário, 1081, Angola.

A comunidade acadêmica do Centro Universitário UNA poderá participar das atividades no dia 24, nos períodos da manhã e da noite.

No dia 26, a Faculdade Pitágoras recebe a intervenção, nos turnos da manhã e da noite.

A Praça do Encontro, na região central da cidade, receberá uma blitz educativa e uma simulação de resgate pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no dia 27, das 9h30 às 11h.

- Dia 31: inspeção conjunta em auto de linha, passando pelas 21 passagens de nível, com o objetivo de avaliar tecnicamente a confluência do trecho ferroviário e vias públicas para melhorar as condições de tráfego e segurança para a comunidade.

A iniciativa conta ainda com o apoio da Delegacia de Trânsito da Polícia Civil em Betim e da Associar Seguros.