Avenida Edmeia Matos Lazzarotti passará a contar com 12 km de faixas preferenciais para motociclistas, reforçando a segurança e a fluidez no trânsito
A Prefeitura de Betim inicia, na madrugada desta quinta-feira (10), os trabalhos para expansão do Corredor Azul - projeto pioneiro na região metropolitana que tem como objetivo aprimorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança viária na cidade. O novo percurso, com 8,5 km de extensão, abrange o entorno da Praça do Encontro e segue nos dois sentidos da avenida Edmeia Matos Lazzarotii, via até a entrada do bairro Vila das Flores.
As obras terão início com a remoção da sinalização horizontal antiga. Essa etapa deve durar cerca de cinco dias úteis, sendo realizada durante o período noturno para minimizar impactos no trânsito. A aplicação da nova sinalização — horizontal (pintura no asfalto) e vertical (placas de orientação) — começará a partir da próxima terça-feira (15), com previsão de conclusão em até 25 dias. Ao fim desse processo, o novo trecho estará liberado para o tráfego preferencial de motociclistas, somando 12,1 km de extensão contínua de faixas exclusivas na Edmeia Lazzarotti.
Para viabilizar a implantação do Corredor Azul neste novo trecho, será instalada nova sinalização com o objetivo de garantir mais fluidez ao trânsito. Os motoristas devem ficar atentos às sinalizações vertical e horizontal ao longo de toda a avenida que indicarão os novos pontos permitidos para embarque e desembarque de passageiros, além dos trechos onde a parada e o estacionamento serão proibidos.
No total, serão instaladas mais de 30 novas placas, incluindo orientações sobre o uso do Corredor Azul e a localização dos bolsões exclusivos para parada de motocicletas nos cruzamentos semaforizados.
Projeto inovador
Inspirado em modelos bem-sucedidos de cidades como São Paulo, o projeto foi lançado em março deste ano, contemplando inicialmente a Edmeia Lazzarotti, entre o entroncamento com a avenida Amazonas (altura da empresa Metalsider) e a Praça do Encontro - um trecho com 3,6 km de extensão. O objetivo é que esse novo padrão de sinalização horizontal e vertical seja ampliado para as principais avenidas de Betim.
A iniciativa, implementada dentro dos contratos de manutenção viária do município, tem o intuito de reduzir acidentes e otimizar a mobilidade urbana, trazendo mais segurança tanto para motociclistas quanto para os demais condutores. O estudo de impacto no trânsito do Corredor Azul considerou diversos fatores, como a largura das vias e a necessidade de garantir um trânsito mais fluido na avenida.
“Nosso Corredor Azul está sendo expandido, conforme prometido, e temos certeza de que teremos bons resultados na segurança do trânsito, não só para motociclistas, mas para todos que compartilham a avenida Edmeia Lazzarotti. Após a implantação deste novo trecho, vamos trabalhar no cruzamento de dados da Saúde com os de acidentes de trânsito na via para avaliarmos os resultados dessa medida. Os projetos já foram enviados para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e estamos em constante interlocução com autoridades estaduais e federais para juntos construirmos as melhores soluções para Betim”, avalia o diretor de Transportes e Trânsito da Ecos, Vladimir Macedo.