Divisão de Educação Ambiental
Atribuições: Busca atender as peculiaridades locais, capacitando professores, funcionários, comunidade escolar das diferentes redes de ensino do município de Betim e a população em geral para elaboração e execução de programas, projetos e ações voltadas para a educação ambiental. A divisão desenvolve trabalhos através de palestras, oficinas, trilhas, cursos, e demais atividades, preparando agentes ambientais tornando-os mobilizadores com a finalidade de disseminação de informações educativas, informando e instrumentalizando o cidadão com novos saberes, oportunizando um pensar crítico e um agir responsável e consciente, incentivando-o a desenvolver ações socialmente justas, ambientalmente corretas e economicamente viáveis em prol do desenvolvimento sustentável.
PARQUE NATURAL MUNICIPAL FELISBERTO NEVES
O Parque Natural Municipal Felisberto Neves, sob gestão da SEMMAD é uma reserva ambiental com cerca de 290 mil m², localizado na região central de Betim. A área possui fauna e flora diversificadas, com espécies do Cerrado e da Mata Atlântica. Lá acontecem atividades de capacitação ambiental e oficinas envolvendo crianças e educadores do programa “Sementes do Bem”, também é possível realizar trilhas ecológicas, atividades educativas, praticar esportes ao ar livre e programar oficinas ambientais.
PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL CLÉO BARBOSA
O Parque Ecológico Municipal Cléo Barbosa, está localizado na Avenida Palmério Ferrita Neto, 1680 Bairro Parque das Cachoeiras e oferece mais lazer para a comunidade.
O local conta com uma área total de 17,5 mil metros quadrados, com pista de caminhada, área de lazer para cachorros, playground, academia popular, banheiro público, quadra poliesportiva e de peteca, além de estacionamento.
Homenagem a Cléo Barbosa:
O Parque Municipal Ecológico tem em seu nome a homenageada Cléo Barbosa, que além de defensora do Meio Ambiente, tem o reconhecimento pela dedicação do valoroso trabalho prestado na preservação do meio ambiente que sempre exerceu com muito amor e empenho. Uma linda homenagem outorgada pelo vereador Léo Contador.
Horário de Funcionamento: Todos os dias, 08h as 21h.
CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CEA)
Com a finalidade de receber e atender o público dos diferentes segmentos de nosso município, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, desenvolve no Centro de Educação Ambiental "Geraldo Henrique Rodrigues Neves" - CEA (av. Edméia Mattos Lazarrotti, 3000, Bairro Ingá), atividades como palestras, mini-cursos, trilhas educativas e interpretativas, seminários, workshop e oficinas visando informar, sensibilizar e orientar a comunidade para ações de preservação, manutenção e recuperação do meio ambiente, formando uma consciência ambiental mobilizada para a mudança de hábitos que fomente e promova qualidade de vida e sustentabilidade local.
São atendidos professores das diferentes redes de ensino, alunos dos diversos níveis de escolaridade acompanhados por seus respectivos responsáveis, comunidade em geral, empresas, instituições e demais interessados. Sempre com agendamento antecipado.
SEMENTES DO BEM
O Programa Sementes do Bem visa fomentar a construção da educação ambiental e da cidadania que tenha força mobilizadora e transformadora na vida dos educadores e educandos, integrando a educação ambiental formal e a não formal, unindo os esforços, com os pilares conceituais do programa que são a transversalidade, interdisciplinaridade, sustentabilidade, gestão participativa e mobilização. O programa abrange toda a população betinense por meio de três eixos:
- Educação Ambiental na Educação Infantil - Projetos de educação ambiental em todas as escolas de educação infantil do município. Esse projeto propõe treinamento dos educadores destas instituições, acompanhamento e apoio das ações desenvolvidas e divulgação de resultados;
- Educação Ambiental no Ensino Fundamental - Projeto Escola Sustentável que propõe o desenvolvimento de um Sistema de Gestão Ambiental nas escolas de ensino fundamental do município com a construção coletiva de ações para soluções dos problemas levantados e dos sonhos desejados;
- Mobilização Socioambiental na comunidade - Mobilização social busca estimular as pessoas a se reunirem e agirem, dando movimento a ações que vão levar a transformações do ambiente e da sociedade. A partir da sensibilização presencial fomentamos a consciência dos problemas e suas possíveis soluções e nos tornamos mais receptivos à importância da questão abordada, seja ela individual ou de um grupo. Assim, o próximo passo é colocar atitudes em prática.
-A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública; quarto eixo do programa Sementes do Bem, estimula os órgãos públicos a implantarem práticas sustentáveis para que possam proteger a natureza e, como consequência, a redução de gastos, assim preservando o meio ambiente. Um exemplo prático na Prefeitura Municipal de Betim é a substituição de copos descartáveis por canecas duráveis e a configuração de todas as impressoras institucionais para impressão frente e verso de documentos.
Criado em 2001 pelo Ministério do Meio Ambiente, com quem a prefeitura firmou uma parceria, a A3P propõe ações que visam: o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão adequada dos resíduos gerados, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a sensibilização e capacitação dos servidores e a aplicação de licitações sustentáveis.
PLANO DE ARBORIZAÇÃO MUNICIPAL
O Plano de Arborização Municipal visa o planejamento da arborização urbana através da caracterização do ambiente físico e do inventário florestal, isto é, do levantamento das espécies arbóreas existentes no município para construção de um banco de dados. A partir desses estudos é possível planejar o plantio de espécies corretas em determinadas áreas. As árvores têm grande importância para nossa cidade:
- Elas são fonte de alimento para a fauna urbana;
- São nelas que as aves se refugiam, possibilitando a biodiversidade urbana;
- Melhoram o micro clima, a qualidade do ar e reduzem os ruídos urbanos;
- Diminuem a temperatura ambiente e aumentam a umidade;
- Contribuem para a ventilação do ar, reduzindo a poluição local;
- Diminuem o CO2 atmosférico e reduzem a poeira;
- Embelezam e tornam a cidade mais bucólica;
- As áreas verdes possibilitam a penetração de água no solo, alimentando o lençol freático;
- Servem como barreira natural contra o vento;
- Dentre outros ótimos motivos mantém nossa cidade ainda mais arborizada!
- PLANO DE ARBORIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BETIM
PLANTIO EM CALÇADAS
O plantio de árvores em calçadas é estabelecido pelo artigo 74 do Código de Obras e Edificações do Município de Betim e baseado no Plano Municipal de Arborização. É um dos pré requisitos para a emissão do Alvará de Localização e Funcionamento dos empreendimentos.
Instruções para aprovação de plantio de espécies arbóreas em calçadas:
- Preenchimento do Formulário de Avaliação de Plantio de Espécies Arbóreas e cópia dos documentos necessários especificados no próprio formulário;
- Protocolo físico dos documentos necessários no Protocolo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para que seja realizada a abertura de Processo Administrativo,
Horário de Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, de 9h30min às 16h30min.
Telefone: (31) 3512-3173
Formulário para retirada - Plantio em Calçadas
DISQUE PLANTIO
O Disque Plantio têm como objetivo promover a participação do cidadão no Plano de Arborização Municipal, que busca plantar árvores gratuitamente e sem ônus aos cofres públicos. A solicitação é realizada pelo próprio munícipe. Lançado na Semana do Meio Ambiente/2018, o Programa Disque Plantio possibilita ao cidadão a solicitação do plantio de árvores em sua residência, calçada, estabelecimentos comerciais, praças públicas, dentre outros. Uma vistoria para a escolha das espécies (nativas) adequadas é realizada por técnicos da Prefeitura, assim como a oferta de orientações sobre os cuidados com a árvore.
Para solicitar basta ligar no 3512-3176.
*Mais informações podem ser obtidas pelo 3512-3160.
PROGRAMA UMA VIDA UMA ÁRVORE
O Programa Uma Vida Uma Árvore é uma parceria entre a Prefeitura de Betim e a Globo Minas. A Prefeitura planta uma muda de árvore para cada criança nascida no município e cadastrada no programa, inspirando-se na ideia de associar o momento festivo do nascimento ao dever de estimular a ampliação das áreas arborizadas e a consciência ambiental, com vistas à preservação do meio ambiente e a melhoria da saúde da população. O município aderiu ao programa em 2009 e, até hoje, mais de 29 mil mudas foram plantadas em Betim. Todas as crianças cadastradas recebem um certificado digital por e-mail, com o local do plantio e a espécie da árvore. As famílias são incentivadas a cuidar da árvore e a acompanhar o crescimento da mesma, além de visitar a árvore com o filho. Com o programa, não só a família de crianças cadastradas se beneficia, mas toda a população, com uma melhor qualidade de vida; melhora da temperatura, da umidade e da qualidade do ar; redução de problemas respiratórios; fornecimento de sombra, alimento e abrigo para pássaros e animais silvestres; contribuição para o ciclo da água e para o enfrentamento às mudanças climáticas – visando o equilíbrio do ecossistema.
Mais informações:
Telefone: (31) 3512-3174
Email: umavidaumaarvore@betim.mg.gov.br
ADOTE UMA ÁREA PÚBLICA
O programa "Adote uma Área Pública" tem como objetivo oferecer áreas verdes públicas, como praças, jardins, canteiros centrais, em espaços de convívio e fomento à arte, à cultura, ao esporte e à cidadania. Quem adere ao programa e adota uma das áreas, tem um desconto de até 20% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por colaborar com o meio ambiente. Como contrapartida, o adotante poderá explorar publicidade para seu empreendimento no espaço adotado. Para a adoção, serão destinadas praças, jardins, parques, áreas verdes, canteiros centrais de avenidas no município, dentre outros locais públicos. O projeto permite que qualquer cidadão, associação de bairro, escola, estabelecimento bancário, comércio, sindicato, empresas, indústrias, ONGs possam adotar.
O Programa “Adote uma Área Pública” surgiu como forma de estender o nível de atuação dos cuidados das áreas públicas do Munícipio de Betim. A ação permite que empresas e cidadãos que tenham interesse possam cuidar desses espaços de forma voluntária, assumindo os serviços de manutenção, de melhorias urbanas e ambientais.
O programa celebra Termos de Adoção com os interessados em adotar áreas públicas do Munícipio e realiza vistorias periódicas de monitoramento nas áreas.
LEI Nº 6180, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2017, INSTITUI O PROJETO “ADOTE UMA ÁREA PÚBLICA” NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE BETIM E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
DECRETO Nº 40891, DE 18 DE SETEMBRO DE 2017, REGULAMENTA A LEI Nº 6180, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2017, QUE INSTITUI O PROJETO “ADOTE UMA ÁREA PÚBLICA” NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE BETIM E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Telefone para contato: (31) 3512-3173
Clima e Ecoeficiência – CMMCE
O CMMCE é um órgão colegiado e consultivo que tem como atribuições principais discutir, propor e deliberar sobre políticas municipais de enfrentamento e proteção climática, além de conscientizar e mobilizar a sociedade para a discussão e tomada de posição sobre os problemas decorrentes da mudança do clima em nosso município. É composto por membros de entidades públicas e privadas ligados à área ambiental, além de sociedade civil e servidores da Prefeitura de Betim.
Inventários de Emissões de GEE de Betim
A busca pelo desenvolvimento sustentável tem feito à sociedade voltar sua atenção para a necessidade de dispor dos recursos naturais, ou mesmo de recuperá-los, de forma que as gerações futuras tenham a chance de utilizá-los. O efeito estufa e o consequente aquecimento global provocam a mudança do clima, desencadeando consequências irreversíveis, pois é causado pela grande emissão de alguns gases que ficam concentrados na atmosfera e provocam o aumento da temperatura do planeta. O efeito estufa é um fenômeno natural indispensável para manter a superfície do planeta aquecida, com temperatura média de 14 °C (graus Celsius).
Entretanto, com a intervenção do homem sobre a natureza, esse fenômeno está aumentando e deixando o nosso planeta cada vez mais quente. O desenvolvimento de inventários municipais de emissões de GEE tem papel central na identificação de gargalos e ações efetivas para alcançar uma economia com baixa intensidade de carbono. O Inventário identifica as principais fontes de emissões bem como sua quantificação, de forma a avaliar e estabelecer estratégias para a redução das emissões e combate às mudanças climáticas. Diante deste contexto, o município de Betim, por meio deste trabalho, elaborou seu 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, contribuindo para o combate às mudanças climáticas.
O município de Betim situa-se na Zona Metalúrgica e integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte, com um território de 346 km², a 31 km de distância de Belo Horizonte por rodovia. A área do município insere-se na bacia do Rio Paraopeba, afluente do Rio São Francisco, com o Ribeirão Betim cortando a cidade. O Município está localizado a cerca de 860 m de altitude. O bioma característico da região é Mata Atlântica e Transição Cerrado.
Betim possui cerca de 440.000 habitantes. O clima é classificado como subtropical úmido, e a temperatura média é de 21,1°C. A pluviosidade média anual é de 1369 mm. A elaboração do segundo inventário de emissões de GEE de Betim, para os anos de 2014 a 2017, utilizou como base as metodologias propostas pelo Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emission Inventories¹ (GPC) e teve como limite o território municipal. Ao compararmos as emissões totais inventariadas no ano 2013, que totalizaram 1.763.018 toneladas de CO 2e, observamos que houve um aumento de 8,58% nas emissões com relação às emissões totais contabilizadas no ano de 2017, que foram de 1.914.252,37 toneladas de CO 2e.
Em todos os anos inventariados, nota-se que as emissões do escopo 1 concentram a maior parte das emissões com relação àquelas percebidas nos escopos 2 e 3, e que o maior quantitativo de emissões é proveniente do setor de Transportes. Baixe aqui os Inventários de Emissões de GEE de Betim.
Análise de Risco Climático
A mudança do clima é considerada um dos desafios mais complexos deste século, tendo em vista sua magnitude, potencial de desequilíbrio ambiental e incertezas. Os impactos gerados por essa mudança já são sentidos pelos centros urbanos e vêm crescendo nos últimos anos. As projeções climáticas do IPCC (2014) indicam um aumento do risco para pessoas, economias e ecossistemas, incluindo impactos relacionados ao estresse térmico e alteração na intensidade e frequência de eventos extremos de precipitação, que incluem chuvas extremas e longos períodos de seca. Os eventos climáticos extremos tendem a amplificar os riscos já existentes nas cidades causados pelas pressões em relação a maior demanda de água, alimentos, energia, habitação, mobilidade urbana e outras infraestruturas e serviços (WORLD BANK, 2010; ONU-Habitat, 2016). Ou seja, a mudança do clima gera e continuará gerando uma série de danos e prejuízos de forma desproporcional nas cidades. Diante desse cenário, a Análise de Risco Climático para o município de Betim surge como uma forma de compreender os riscos atuais e futuros pelos quais a cidade está e estará exposta, para então, a partir dos resultados, serem propostas estratégias de adaptação aos riscos climáticos, e, consequentemente, tornar o município resiliente à mudança do clima.
Baixe aqui a Análise de Risco Climática
DATAS COMEMORATIVAS
Janeiro: Férias no Parque
Março: Dia Mundial da Água
Junho: Dia Mundial do Meio Ambiente
Julho: Férias no Parque
Setembro: Dia da Árvore
Gestora de Divisão de Educação Ambiental
Nívia Abelha
Centro Administrativo João Paulo II
Endereço: Rua Pará de Minas, 640 - Brasiléia- Betim/MG- Cep. 32600-412
Telefone: 3512-3172