28 NOV 2023
Prefeitura de Betim realiza ação especial de vacinação nas creches do município
A Prefeitura de Betim inicia, nesta semana, uma ação especial de vacinação nos Centros Infantis Municipais (CIMs) e nas creches conveniadas. O objetivo é percorrer as 95 unidades de educação infantil da rede municipal para atualizar a situação vacinal de alunos com idade entre 4 meses e 5 anos. Serão disponibilizados todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, exceto a BCG, e a vacina contra a covid-19. A ação será realizada até o encerramento deste ano letivo e, após o recesso escolar, será retomada em fevereiro de 2024.Cerca de 18 mil crianças matriculadas na rede municipal devem ser contempladas na ação.

A iniciativa  prevê que as equipes de cada uma das 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade visitem as creches que estão nas respectivas áreas de abrangência. Um profissional fará o agendamento do dia e do horário da vacinação com a diretoria da unidade escolar, que deverá comunicar aos pais ou responsáveis a data e enviar o Termo de Autorização para assinatura. O documento também pode ser acessado pelo link.

Os pais devem ficar atentos, pois só serão vacinados os alunos que levarem, no dia da vacinação, o Termo de Autorização devidamente preenchido e assinado, e também o cartão de vacinas, que será avaliado pela equipe de saúde. Serão aplicados somente os imunizantes que estiverem em atraso e/ou no prazo para recebimento.

Dados do Ministérios da Saúde apontam que os índices vacinais no país sofreram quedas drásticas nos últimos anos. Os números demonstram que a cobertura vacinal geral caiu de 95%, em 2015, para 60,8%, em 2021. Essa queda nos índices de imunização da população aumenta o risco de reintrodução de doenças que foram consideradas erradicadas no país, como a poliomielite e o sarampo.

“A vacinação é uma proteção individual, mas gera resultados também para a coletividade. Uma criança vacinada estará mais segura e imune à medida que mais pessoas ao seu redor também estiverem imunizadas contra determinada doença. Por isso é tão importante que as pessoas mantenham a imunização em dia”, explica o diretor operacional da Secretaria Municipal de Saúde, Nilvan Baeta.

Confira as creches com vacinação já agendada

Quarta-feira, 29/11
8h30 e 14h - Centro Infantil Municipal Parque do Cedro
Equipe responsável: UBS Parque do Cedro