09 AGO 2023
Devoção e História: Betim Celebra o Reinado de Nossa Senhora do Rosário

O mês de agosto, em Betim, é marcado por uma atmosfera especial de celebração cultural e religiosa. É o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, também conhecido como “Festa do Congado”,importante elemento de resistência cultural e religiosa da cidade.  A festividade ocorre na Capela do Rosário e apresenta uma programação diversificada que inclui procissões, missas, danças, cantos e ritos (veja a programação completa ao fim do texto).

O ciclo festivo teve início no dia 29 de julho, quando, no adro da Capela, foi hasteada a Bandeira de Aviso da Mão Poderosa. Já do dia 17 ao dia 25, os devotos realizarão as novenas, com celebrações promovidas pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e outras comunidades católicas de vários bairros de Betim. A cada noite, durante nove dias, será hasteada também a bandeira de um dos santos protetores das guardas.

No sábado (26) será realizado o Cortejo de Nossa Senhora do Rosário. Ele sairá do Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, levando as imagens de devoção da Irmandade até a Capela do Rosário, onde será realizado o rito de hasteamento da Bandeira de Nossa Senhora do Rosário.

O ponto alto da celebração ocorrerá no domingo (27) com a participação de várias irmandades do Congado, tanto de Betim quanto de outras cidades. As guardas, formadas por um grupo de dançantes, têm importante função simbólica no ritual das festividades. Os tambores, as latas nos pés, as rezas, o canto, as roupas adornadas, as bandeiras e o pagamento de promessas traduzem a fé de um povo que tem em suas raízes muita história.

Num dos rituais do último domingo do mês, os congadeiros circulam em volta da Capela e cantam, lembrando o tempo da escravidão, quando não era aceita a presença dos negros nas cerimônias religiosas. Outros momentos são de inteira devoção à santa que, segundo os mitos dos escravos no período colonial, preferiu a companhia dos negros à dos senhores brancos, invertendo a hierarquia social da época. À tarde, as guardas participantes da festa caminham pela rua, carregando os andores com os santos. O encerramento é marcado pela celebração da Missa Conga, no adro da Capela do Rosário.

A secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro, reforça a importância dessa comemoração. “O Reinado de Nossa Senhora do Rosário representa um momento significativo de celebração, devoção e valorização do patrimônio cultural da cidade. Nosso papel é apoiar e preservar essa manifestação única, perpetuando as raízes e conhecimentos para as gerações futuras”.

De 17 a 25 de agosto - Novena

26/08, às 20h - Hasteamento da Bandeira de Nossa Senhora do Rosário