08 MAI 2024
Betim integra a 22ª Semana Nacional de Museus

Os moradores de Betim entusiastas das artes têm mais um motivo para comemorar. Além da 1ª Mostra de Cinema, que teve início nesta semana na cidade, o município integra, a partir da próxima segunda-feira (13), as atividades da 22ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult). Com o tema "Museus, Educação e Pesquisa", o evento envolve, além do Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, a Casa da Cultura Josephina Bento e o Centro de Memória da Hanseníase Luiz Verganim, na Colônia Santa Isabel, com programações que contemplam tanto os profissionais desses espaços culturais, quanto o público geral.

A abertura das atividades será marcada por um encontro na Casa da Cultura, onde os profissionais dos três equipamentos culturais participantes da iniciativa se reunirão para compartilhar experiências e discutir diretrizes propostas pelo Ibram, bem como aprimorar a gestão dos museus locais. O evento ocorre na segunda-feira (13), das 9h às 12h, quando o espaço ficará fechado para o público externo.

Na terça-feira (14), das 9h30 às 12h, os funcionários dos espaços culturais de Betim terão a oportunidade de participar de uma oficina de montagem de exposições no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo. O objetivo é motivar e capacitar os colaboradores, incentivando a reflexão sobre os processos envolvidos na montagem das mostras. Durante a oficina, o espaço ficará fechado para o público.

Entre os dias 15 e 17 de maio, toda a população terá acesso às visitas técnicas guiadas no Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo e no Centro de Memória da Hanseníase Luiz Verganim. Durante as visitas, os participantes poderão conhecer de perto o funcionamento interno dos museus, explorando áreas como a administração e a reserva técnica, além de desfrutar das exposições de forma mais exclusiva. As visitas ocorrerão das 9h às 17h e serão abertas ao público geral.

“Estar integrado a esse evento nacional nos permite celebrar nossos museus e espaços culturais, compartilhar experiências e aprimorar nossas práticas e políticas públicas. Ao unir esforços com profissionais, colaboradores e a população em geral, fortalecemos o compromisso com a educação, a pesquisa e a disseminação do conhecimento por meio dos museus da nossa cidade”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

22ª Semana Nacional de Museus - “Museus, Educação e Pesquisa”

- Encontro com profissionais que atuam nos museus de Betim

Data: 13 de maio, segunda-feira

Local: Casa da Cultura Josephina Bento