08 AGO 2023
CULTURA
Prefeitura de Betim prepara capacitações para artistas que desejam pleitear verbas de incentivo à cultura

Município recebeu do Ministério da Cultura, nesta segunda-feira (7), o recurso referente à Lei Paulo Gustavo

Depois de promover um seminário e rodas de conversa com a classe artística da cidade para esclarecer dúvidas sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG), a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult), prepara mais ações para auxiliar os artistas que desejam pleitear recursos oferecidos por leis de incentivo à cultura. A primeira delas ocorre no próximo dia 21 - uma oficina prática sobre elaboração de projetos para aqueles que desejam concorrer à LPG e a outras leis como Noemi Gontijo (municipal) e Aldir Blanc (federal). O workshop terá início às 19h, no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo. O curso prático será ministrado pelo diretor e fundador do projeto Clínica do Riso, Gilbert Diniz. As inscrições podem ser feitas até o dia 20,
https://tinyurl.com/2j5dv97b. As vagas são limitadas.

Outra boa notícia para a classe artística da cidade: o município recebeu do Ministério da Cultura, nesta segunda-feira (7), recurso de cerca de R$ 3,4 milhões referentes à LPG. Com isso, a Secult deve anunciar, em breve, a data de lançamento do edital da lei.

“Em um esforço contínuo para seguir dialogando com os artistas da cidade, elaboramos uma capacitação para aqueles que desejam pleitear recursos via leis de incentivo. Essa é mais uma oportunidade de aprendizado para que os artistas possam entender como montar projetos completos e bem estruturados, que atendam aos requisitos necessários”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

Arte em Rede

Além dessa oficina, a classe artística de Betim recebe outras atividades formativas por meio do projeto Arte em Rede, em parceria com o Instituto Unimed-BH, realização do Instituto Vivas e apoio da Prefeitura de Betim. A iniciativa, que vai trabalhar diversas temáticas, é destinada a artistas, produtores, gestores, mestres, oficineiros, artesãos e aprendizes com idade acima de 18 anos que desejam estar habilitados a atuar no setor cultural e desenvolver ações mais qualificadas. Para garantir a matrícula, o artista ou profissional da cultura deve ser morador de Betim.

O ciclo, que será realizado nos meses de setembro e outubro, contará com quatro oficinas gratuitas ministradas na Casa da Cultura. Serão ofertadas 15 vagas por workshop, com entrega de certificado para os participantes que tiverem frequência mínima de 70%. Interessados podem se inscrever até o dia 31 de agosto, por meio do formulário online: https://forms.gle/dvo54J5wFQ4xeXZg9. As vagas são limitadas.

Programação Arte em Rede

Oficina 1 - Território e Cultura: reconhecendo o nosso espaço

Hora de construir e compartilhar conhecimentos sobre o território.

Professora Francisca Schaich Prates (cientista Social, mestre em ciências da educação)

Datas: 11, 12, 13, 14 e 15 de setembro

Segunda a sexta, das 19h às 22h15

Ementa: os participantes serão instigados a construir e compartilhar seus conhecimentos sobre o território, reconhecer e refletir sobre o patrimônio material e imaterial, os grupos, os movimentos e empreendimentos artísticos e culturais. Será feito um mapeamento cultural em rede das iniciativas comunitárias, sendo esta a base para composição de estratégias de desenvolvimento local.

Oficina 2 - Como tirar sua ideia do papel? Uso do design thinking para inovar e desenvolver projetos

Criação coletiva de propostas para soluções de questões de cunho cultural, planejamento e elaboração de projetos culturais por meio de metodologia inspirada no Design Thinking.

Professora Priscila Lobo (bacharel e mestre em design, inovação e sustentabilidade)

Aulas: 18, 19, 20, 21 e 22 de setembro

Segunda a sexta, das 19h às 22h15

Ementa: criação coletiva de propostas para a ampliação de soluções de questões de cunho cultural, planejamento e elaboração de projetos culturais por meio de metodologia inspirada no Design Thinking.

Oficina 3 - Elaboração de Projetos Culturais

Atuação em todas as etapas de criação de um projeto cultural.

Professora Cris Moreira (gestora cultural e atriz)

Aulas: 25, 26, 27, 28 e 29 de setembro

Segunda a sexta, das 19h às 22h15

Ementa: a oficina objetiva contribuir para que os participantes atuem em todas as etapas de criação de um projeto cultural, desde a concepção de uma ideia à escrita do projeto, passando pela estruturação do projeto em leis de incentivo à cultura e a captação de recursos.

Oficina 4 - Escrita Criativa: conteúdo essencial

Com técnicas da escrita afetiva e da comunicação estratégica, a oficina vai estimular a produção de textos mais humanizados, criativos e com foco nas redes sociais.

Professora Ana Paula Carvalhais (jornalista, graduada e mestra em comunicação social)

Aulas: 2, 3, 4, 5 e 6 de outubro

Segunda a sexta, das 19h às 22h15

Ementa: com técnicas da escrita afetiva e da comunicação estratégica, a oficina tem como objetivo estimular e exercitar a produção de textos humanizados, criativos e com foco nas redes sociais. Propõe conectar uma escrita leve à essência de cada participante que busca ampliar a visibilidade de seu trabalho por meio da produção de conteúdo com originalidade e significado. Abordará aspectos relativos à elaboração de projetos culturais.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024