25 JUL 2023
CULTURA
Reinado de Nossa Senhora do Rosário: Bandeira de Aviso da Mão Poderosa será hasteada neste sábado (29) em Betim

Com o fim de julho, chega a Betim o tradicional ciclo festivo da mais antiga manifestação cultural da cidade: o Reinado de Nossa Senhora do Rosário. O primeiro rito desta grandiosa festa do Congado é o erguimento da Bandeira de Aviso da Mão Poderosa, que acontecerá neste sábado (29), às 21h, no pátio da Capela do Rosário.

A cerimônia inclui diversas voltas ao redor da Capela do Rosário, assim como a entrada coordenada das guardas - cada uma seguindo para seu santo de devoção nos altares - e, por fim, o hasteamento da bandeira anunciando a celebração em honra de Nossa Senhora do Rosário, que ocorre daqui a 30 dias.

A tradição tem origem no período da escravidão, quando as práticas religiosas dos negros eram marginalizadas e a bandeira de aviso era o único meio para anunciar a aproximação das festividades. Nessa época, tropeiros e viajantes auxiliavam na disseminação da notícia ao avistarem a bandeira de aviso com a imagem do principal santo de devoção das irmandades.

O Reinado ou Festejo de Nossa Senhora do Rosário é considerado patrimônio imaterial de Betim desde janeiro de 2010. Além disso, faz parte do calendário de eventos da cidade e conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult).

“Essa cerimônia simbólica nos traz um importante legado de devoção e resistência. É uma honra para nossa cidade preservar essa tradição tão rica e significativa, reconhecida como patrimônio imaterial de Betim. Convidamos todos os betinenses a participarem deste momento especial, que fortalece  nossa identidade cultural”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024