27 JUN 2023
CULTURA
Lei Paulo Gustavo: seminário amplia diálogo entre a Prefeitura de Betim e os artistas da cidade
Cerca de 140 artistas de diferentes segmentos participaram, na noite desta terça-feira (27), do seminário sobre a Lei Paulo Gustavo (LPG), em Betim. O evento, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult), foi realizado no auditório do Centro Administrativo. O encontro contou com as apresentações do coordenador do escritório do Ministério da Cultura em Minas Gerais, Sérgio Martins, e do subsecretário de Estado de Cultura, Igor Arci.

Além de apresentar diretrizes e possibilidades da Lei Paulo Gustavo - que deve disponibilizar para Betim um recurso de cerca de R$ 3,4 milhões para ações e projetos artísticos e culturais -, o seminário abriu espaço para os artistas tirarem dúvidas e dialogarem diretamente com os palestrantes.

Na ocasião, a Secult reforçou o canal de comunicação com a pasta para dúvidas e sugestões sobre a LPG, pelo e-mail leipaulogustavo2023.betim@gmail.com. Além disso, apresentou o QR Code com o link para o Formulário de Mapeamento do Setor Cultural, ferramenta para registrar e conhecer em profundidade os artistas do município: suas atividades, demandas e potenciais.

“Precisamos reforçar e dizer que os recursos não têm burocracia. A diretoria técnica de apoio aos municípios do Ministério da Cultura dará todo o apoio na elaboração e na prestação de contas do projeto. Nosso desejo é que os municípios façam como Betim, que já cumpriu o dever de casa e já está com o seu Plano de Ação cadastrado e aprovado”, pontuou Sérgio Martins.

O subsecretário de Estado de Cultura, Igor Arci, ressaltou o prestígio dos artistas ao seminário. “Betim é um dos municípios mais importantes da nossa região metropolitana que consolida a Lei Paulo Gustavo, sobretudo quando nós temos um quórum como o que tivemos hoje com essa quantidade de pessoas interessadas na LPG. Pessoas que estão gerando emprego e renda. Betim é um município muito importante que, junto com o Estado, categoriza essa lei para juntos fomentarmos a arte e a cultura em Minas”.

Prefeitura quer novos encontros com a classe

A secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro, adianta que o município quer promover novos encontros com a classe artística da cidade. “Nosso intuito é seguir firmando parcerias para conseguir disponibilizar orientações ainda mais ostensivas para que os artistas elaborem, escrevam seus projetos conforme os critérios estabelecidos no edital e, dessa forma, sejam assertivos para buscar os recursos disponibilizados pela LPG. O objetivo é realmente auxiliar e fomentar o setor cultural de Betim”.

“A LPG precisava ser bem compreendida e dialogada. Agora, nos próximos 30 dias, vamos consolidar o edital para instruir todos os artistas interessados. Durante o mês de agosto, implementaremos os prazos para a entrega dos trabalhos e, em setembro, finalizaremos o processo de seleção dos projetos. Antes disso, nosso objetivo é seguir dialogando com a classe artística por meio de nossos canais e, se possível, com mais encontros presenciais para ouvi-los e orienta-los nesse processo”, acrescentou o prefeito Vittorio Medioli.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024