13 ABR 2023
Prefeitura de Betim, Ministério Público e Ceda resgatam oito cavalos vítimas de maus-tratos
Oito cavalos em situação de maus-tratos foram resgatados, na manhã desta quinta-feira (13), em um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência Municipal de Defesa Animal (Sepa), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda). Os animais foram encontrados em um terreno baldio no bairro Jardim das Alterosas. Cinco deles estavam presos e alguns com feridas na pele. Todos estavam em local inadequado, sem água e comida, e foram encaminhados para a sede da Sepa, onde estão recebendo atendimento veterinário e demais cuidados.

Os cavalos foram encontrados durante uma ação desempenhada pelo Ministério Público, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), que passou por Betim para avaliar as políticas públicas de bem-estar de equinos. Durante a vistoria, os animais foram localizados e a Sepa prontamente acionada para, em conjunto com as entidades, recolher esses cavalos e encaminhá-los para os cuidados necessários na superintendência.

“Foi feita avaliação clínica, eles tomaram banho de carrapaticida e foram todos chipados. Agora, vão ficar aqui de quarentena para melhor observação", explicou o veterinário de animais de grande porte da Sepa, Rodrigo Maia.

A Polícia Militar Ambiental, que também acompanhou as tratativas da vistoria, informou que o proprietário de um dos animais foi localizado e autuado pelo crime de maus-tratos. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)  e vai responder judicialmente.

Trabalho elogiado

Nessa quarta-feira (12), uma equipe do Ministério Público já havia feito uma visita à sede da Sepa para conhecer o trabalho da superintendência antes de iniciar as vistorias em Betim nesta quinta (13).

“Eles conheceram nossa infraestrutura e o serviço que oferecemos. Mostramos a eles, também, todo o trabalho que desenvolvemos com os carroceiros e o curso que disponibilizamos para ensinar a eles a forma adequada de tratar os animais de grande porte. Recebemos elogios, pois estamos caminhando bem. Disseram, inclusive, que Betim está à frente de várias cidades com relação à causa animal. Recebemos, também, orientações importantes sobre como proceder nas ações de fiscalização diante de maus-tratos a animais de grande porte”, contou a superintendente de Defesa Animal, Roberta Cabral.

Ela alertou ainda que os tutores que não cumprirem com as normas de tratamento a esses animais serão penalizados. “Vai ter fiscalização e, se o animal estiver em via pública, será apreendido. Além disso, se configurado maus-tratos, não será devolvido para o dono”, garantiu Roberta.

Denúncias de maus-tratos a animais de qualquer porte podem ser feitas pelo telefone: (31) 99640-1286.