13 ABR 2023
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Betim amplia medidas para reforçar a segurança nas instituições da rede municipal

A Prefeitura de Betim está ampliando as ações para prevenir atos de violência em instituições de ensino da rede municipal. A administração já havia iniciado, na última terça (11), a execução de ações emergenciais para garantir mais tranquilidade a estudantes, pais, responsáveis e profissionais da educação diante das ameaças de ataques que escolas em todo Brasil estão recebendo, inclusive instituições de Betim. Além do patrulhamento mais ostensivo das Guardas Municipal e Patrimonial em todas as unidades de ensino e da ampliação dos sistemas de segurança das instituições, a prefeitura deu início à contratação de agentes de segurança escolar que ficarão fixos e devidamente identificados nos 31 Centro Infantis Municipais (CIMs). Esses profissionais receberão treinamento especial neste sábado (15), das 8h às 12h, para alinhar a postura de trabalho e o fluxo no ambiente escolar. o encontro será ministrado pelos efetivos da Guarda Municipal e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A previsão é que na segunda-feira (17) os novos agentes já entejam nas instituições.

Além dos CIMs, as 64 creches conveniadas com o município receberam recurso financeiro da gestão municipal para a contratação de vigilantes. Nas 69 escolas do ensino fundamental e no Centro de Referência e Apoio a Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV) a segurança será garantida pelas Guardas Municipal e Patrimonial. Em 20 dessas escolas haverá uma dupla de guardas fixos e as demais unidades contarão com a presença efetiva da Guarda Patrimonial.

Nessa quarta-feira (12), o governo municipal publicou o Decreto nº 43.822, que estabelece situação de emergência no âmbito da Educação. De acordo com o procurador-geral do município, Bruno Cypriano, o documento considera a situação enfrentada em todo o país e permite a adoção de medidas emergenciais com mais agilidade. "É mais um instrumento para facilitar a adoção de medidas para prover escolas e creches com reforços na segurança. Nos facilita, por meio de dispensa de licitação e de processos mais céleres contratar agentes de segurança, dentre outras medidas para nossas instituições".

No decorrer dos próximos dias, o sistema de reconhecimento facial, implantado pela prefeitura no ano passado, será ampliado para todos os funcionários, alunos e colaboradores que frequentam as Instituições. "Ninguém terá acesso às unidades sem que sua entrada seja devidamente registrada. Também foi implantada a obrigatoriedade de realização de registro de entrada e saída de quaisquer pessoas que, devidamente autorizadas, precisam adentrar nas unidades de ensino. O reforço das rondas e patrulhas nas imediações de todas as instituições da rede municipal de ensino será mantido", garante o prefeito Vittorio Medioli.

“Toda a equipe está trabalhando de forma intensa para garantir a segurança dos alunos e funcionários das nossas escolas e tranquilizar os pais e responsáveis. A contratação de agentes de segurança, reforço das patrulhas no entorno das unidades, ampliação do nosso sistema de reconhecimento já colocamos em prática. Paralelo a isso, entendemos a necessidade de um trabalho dentro das salas de aula. Foi orientado por nossa equipe que cada escola desenvolva projetos com intervenção pedagógica para tratar as questões sócio-emocionais dos estudantes”, explica a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.