03 MAR 2023
SEPA
Prefeitura de Betim resgata animais vítimas de maus-tratos

Em continuidade ao trabalho de proteção e bem-estar animal, a Superintendência de Defesa Animal (Sepa), em uma ação conjunta com a Guarda Municipal, resgatou nessa quinta-feira (2), seis animais vítimas de maus-tratos, e encontrou um filhote morto em um imóvel, no bairro Citrolândia.

Um dos cães encontrados estava automutilado e com fratura exposta. Ele recebeu atendimento em caráter de urgência dos veterinários da Sepa e foi encaminhado para procedimento cirúrgico. Os outros animais resgatados ficarão sob responsabilidade de uma protetora de animais, com assistência clínica da superintendência.

Os animais foram encontrados em condições insalubres, sem alimentação e água potável. O local estava sujo, com lixo, entulhos e um forte odor.

A tutora dos animais resgatados foi encaminhada para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil paa registro do Boletim de Ocorrência.

Ações

Diante de casos em que o animal for encontrado em más condições, a equipe da Sepa dá orientações sobre como manter o bem-estar dos bichos. Se for constatada negligência, eles são resgatados e encaminhados para atendimento na sede da Sepa. Em 2022, 1.958 animais foram resgatados pela equipe.

Denuncie

Ao presenciar um animal em situação de vulnerabilidade, os cidadãos podem acionar a superintendência por mensagem por meio do número (31) 99830-2954, enviando o local, data e fotos. Betim conta ainda com o Disque-Denúncia (181), que não exige identificação do denunciante.