08 ABR 2022
Codema Betim retoma reuniões presenciais
Após dois anos de deliberações virtuais devido à pandemia, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema) de Betim, presidido pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Barbosa, retomou as tradicionais reuniões presenciais nesta quinta-feira (7).

O encontro, que ocorreu no Centro de Educação Ambiental (CEA), dentro do Parque Felisberto Neves, reuniu dez conselheiros - representantes do poder público e da sociedade civil.

Segundo Ednard Barbosa, com a queda vertiginosa do índice de mortes por covid-19 e o decreto da prefeitura desobrigando o uso de máscaras em lugares fechados, a direção considerou segura a volta, já que presencialmente a qualidade do debate fica mais rica.

“Continuamos com os protocolos de segurança, no entanto, durante a sessão, os representantes das empresas apreciadas ficaram do lado de fora e só foram convidados a adentrar quando o processo em questão seria discutido pelo conselho”, ressaltou o secretário.

O Codema

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema) foi criado em 1978, por meio da Lei nº 1.228 e é o mais antigo em atividade no Estado. É responsável por assessorar o poder público municipal em assuntos referentes à proteção, conservação e melhoria do meio ambiente

As reuniões ocorrem quinzenalmente com o objetivo de seus conselheiros deliberarem a respeito de pedidos de licenciamento ambiental; propor a celebração de convênios, contratos e acordos; decidir em segunda e última instância administrativa sobre aplicação de sanções; homologar acordos e termos de compromisso, dentre outras atividades.