A Prefeitura de Betim divulgou, nesta semana, um balanço que mostra que o município vem promovendo ações para que os jovens tenham oportunidades no mercado de trabalho. Segundo dados da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, das 8.672 novas vagas de emprego geradas em 2021, 6.238 foram preenchidas por pessoas de 14 a 24 anos. Mais da metade desses jovens (55%) foram encaminhados para o novo emprego por meio da Seter.
Os novos postos de trabalho foram gerados em diversos segmentos. Os que mais empregaram os jovens foram os setores industrial, com 3.009 contratações; de serviços, com 1.498; comércio, com 1.468; e construção civil, com 256 novos empregos.
O superintendente de Trabalho, Emprego e Renda, Antônio Carlos de Matos, destaca que a Prefeitura de Betim possui diversos programas para geração de empregos e qualificação profissional para o cidadão, dentre eles o programa Jovem do Bem, voltado para pessoas com idade entre 14 e 24 anos. “O município conseguiu uma excelente marca em 2021, promovendo emprego para mais de 6 mil jovens. Em, 2022, queremos expandir esse número, garantindo mais qualificação e novas vagas para quem está iniciando a carreira profissional'', afirmou.
Programa Jovem do Bem
Criado em 2017 pela atual gestão municipal, o Jovem do Bem oferece vagas de primeiro emprego, estágio, além da iniciativa de menor aprendiz para jovens moradores de Betim com idade entre 14 e 24 anos. As empresas que disponibilizam oportunidades de trabalho dentro do programa recebem descontos de 1 a 50% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e de até 20% no Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
“Entendemos que cada um tem a sua parte na contribuição para o desenvolvimento social e, por isso, as parcerias são essenciais nas políticas públicas. Se o jovem tem a chance de se qualificar e de adquirir as virtudes profissionais necessárias, as possibilidades de uma vida satisfatória, com conquistas e realizações, são expressivamente maiores. Para estimular essas oportunidades no mercado, o município utiliza o mecanismo de que dispõe, que é o incentivo fiscal para as empresas. Então, é uma iniciativa em que todos são contemplados”, ressalta o superintendente de Trabalho, Emprego e Renda, Antônio Carlos de Matos.
Atualmente há 14.648 jovens cadastrados, a maioria (57%) é do sexo feminino. Já os do sexo masculino, há 6.352 estão cadastrados (43%). Dentre os inscritos no programa, 10.446 (71%) possuem ensino médio e 3.240(22%) possuem ensino fundamental; 575 (4%) possuem ensino técnico e 387 (3%) superior completo.