22 NOV 2021
Noite Inclusiva retorna com encontros presenciais
"Educação Transformado Histórias" é o tema da edição de novembro

“A educação, em seu papel de formação humana, transcende a socialização e abre as portas para uma verdadeira inclusão social à medida que confere ao indivíduo com deficiência acesso ao conhecimento, desenvolvimento de sua autonomia, exercício de sua cidadania e, acima de tudo, melhora de sua qualidade de vida. Essa noite inclusiva nos traz histórias de vida que fomentam a importância de uma efetiva inclusão socioeducacional”. É com essa proposta que o Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV), vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Semed), retoma, nesta quarta (24), das 19h às 22h, o encontro presencial do evento Noite Inclusiva. Com o tema "Educação Transformando Histórias", as palestras serão realizadas no auditório Ady Rosa, no Centro Administrativo João Paulo II (prefeitura).

Para as apresentações presenciais foram preparados relatos de experiências de vida de crianças e de cidadãos da região. O encontro tem um significado especial, já que ao longo de todo o ano as palestras foram realizadas em formato virtual, em decorrência da pandemia de covid-19. "Consideramos um ganho retomar a Noite Inclusiva de forma presencial, pois, assim, a interação e a aprendizagem se dão de forma mais efetiva”, destaca a professora Vanessa Maria Xavier.

A Noite contará também com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e emissão de certificados para todos os participantes. As inscrições devem ser feitas no site da Semed.

19h às 19h15
Veridiana Antônia Souza Campos, Diretora do Craei-RV, e a mediadora Adriane Provezano, fisioterapeuta do Craei-RV.

19h15 às 19h25
Apresentação cultural com a Aluna Stefany Gonçalves Moreira, da Escola Municipal Rafael Barbizan, e seu professor de Atendimento Educacional Especializado do Craei-RV, Ernane Moreira.

Relatos de histórias de vida
19h25 às 20h
Samuel de Oliveira Filho, aluno do 7º ano da Escola Municipal Antônio D’Assis Martins. e sua mãe, Camila Mara de Carvalho.
Anne Evellyn Paranhos, aluna do 9º ano da Escola Municipal João Batista.

20h às 20h35
Gilberto Mendes de Oliveira, auditor de qualidade, técnico em contabilidade e técnico em eletrotécnica.

20h35 às 21h15
Maria Beatriz Nazaré de Lima, freelancer e jornalista “Amiga da Criança”, título concedido pela Unicef por seus trabalhos de relevância social nos temas referentes à criança e ao adolescente.

Local: Centro Administrativo da Prefeitura - auditório Ady Rosa (rua Pará de Minas, 640, Brasiléia)