09 MAI 2023
GOVERNO
Promoção da Igualdade Racial é celebrada na entrega do Prêmio Machado de Assis, no próximo sábado (13), em Betim

Prefeitura de Betim, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governo, promove, no próximo sábado (13), a segunda edição da entrega do Prêmio Machado de Assis. O evento, que começa às 17h e é aberto apenas a convidados, será realizado no quintal da Casa da Cultura Josephina Bento (avenida Padre Osório, 18, Centro).

O Prêmio foi criado pela Lei 6.556/2019 - de autoria do Executivo - e tem por objetivo homenagear as pessoas que atuam na defesa da igualdade racial. Na solenidade, dez personalidades de Betim, e, também, uma empresa, serão agraciadas com um troféu comemorativo. Os ganhadores estão sendo selecionados por representantes das secretarias municipais de Arte e Cultura; Educação;  Governo e da Procuradoria Geral do Município (Progem), além da Câmara Municipal, do Conselho de Promoção da Igualdade Racial e da Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial. Após a cerimônia, haverá um show do artista mineiro Tom Nascimento.

Os homenageados do Prêmio Machado de Assis 2023 são: Ernane Moreira, Danilo César Trindade Pereira e Midiã Souza Fernandes no critério de educação e oportunidades; Ronie Von Fonseca no critério liderança; Mauro Marques Xavier, Maria Rosa de Assis e Comunidade Tradicional Quilombola Família Araújo no critério inspiração; José Irani da Cruz no critério raça em pauta; Marcelo Henrique da Silva no critério trajetória empreendedora; Celso Moretti no critério arte em movimento e a empresa Essencis MG no critério comprometimento racial.

“O prêmio é muito relevante porque valoriza a identidade negra do município, homenageando  pessoas físicas que se destacam na defesa da igualdade racial e da diferença sociocultural entre etnias”, destaca o coordenador de Políticas Públicas de Igualdade Racial de Betim, Joaquim José de Brito, o “Janaúba”.

Por que Machado de Assis?

Negro, Joaquim Maria Machado de Assis nunca frequentou a escola, mas escreveu diversas obras nas quais escancarou a escravidão e o racismo que reinava no Brasil no século XIX. O autodidata, nascido no Rio de Janeiro em 1839, ofereceu substancial contribuição para a literatura brasileira, escrevendo contos, romances, poesias, dentre outros gêneros. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, em 1896. Faleceu em 29 de setembro de 1908, aos 69 anos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024