06 MAI 2024
Terceira edição do Prêmio Machado de Assis tem início nesta quinta (9)

A Prefeitura de Betim, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governo, promove, esta quinta (9) e na próxima segunda-feira (13),  a terceira edição do Prêmio Machado de Assis, iniciativa que homenageia a pessoas que atuam em diversos segmentos e que, de formas distintas, contribuem significativamente para promover a igualdade racial na cidade.

As atividades do prêmio têm início na quinta-feira (9), com uma grande plenária da educação sobre igualdade racial, no auditório do Centro Administrativo. O evento, que tem como público-alvo os educadores da rede pública do município, ocorre das 8h às 12h e das 13h às 18h. No encontro, eles debaterão iniciativas para promover e assegurar a igualdade racial no ambiente escolar.

O ponto alto da iniciativa ocorre  na próxima segunda (13), às 19h, com a entrega da Comenda do Prêmio Machado de Assis, no hall do Centro Administrativo. Na solenidade, serão revelados os homenageados por seus esforços em prol da igualdade racial em Betim. O evento é aberto apenas para os convidados.

O prêmio

O Prêmio Machado de Assis foi criado pela Lei 6.556/2019 - de autoria do Executivo - e tem por objetivo homenagear as pessoas que atuam na defesa da igualdade racial. Os ganhadores são indicados por representantes do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial; da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial; e das secretarias municipais de Arte e Cultura; de Comunicação;  de Governo e de Gabinete.

"O prêmio é incrivelmente significativo, pois não apenas reconhece, mas também celebra a rica identidade negra de nosso município. Ao honrar aqueles que se destacam na promoção da igualdade racial e na valorização das diversas diferenças socioculturais entre as etnias, estamos fortalecendo o empoderamento de todas as comunidades étnicas”, destaca o coordenador de Políticas Públicas de Igualdade Racial de Betim, Joaquim José de Brito, o "Janaúba".

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024