21 JUN 2022
Prefeitura de Betim promove abraço simbólico na Praça do Encontro pelo fim do trabalho infantil na cidade
A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com as instituições integrantes da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (Cmeti) e a organização social Circo de Todo Mundo, convida a população a participar do abraço simbólico “Diga não ao trabalho infantil”. O ato será realizado na Praça do Encontro, na região central, na próxima segunda-feira (27), das 09h às 11h.

Além do abraço simbólico, diversas outras atividades serão realizadas. “A Semas promoverá uma blitz educativa distribuindo material informativo sobre o trabalho infantil para pedestres e motoristas. Além disso, crianças acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Betim exibirão os cataventos produzidos por elas durante oficinas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - o catavento é o símbolo mundial da campanha de combate ao trabalho infantil, cuja data é celebrada em 12 de junho”, explica a assistente social e referência técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Semas, Maria José Coelho.

A gestora de projetos sociais do Circo de Todo Mundo, Val Alves, explica que com esse abraço simbólico os organizadores pretendem sensibilizar e alertar a população para a grave violação de direitos de crianças e adolescentes que o trabalho infantil representa. “Esperamos que esse abraço seja um gesto de amor e solidariedade, um movimento de luta e defesa pelos direitos de crianças e adolescentes”.

Trabalho infantil aumenta no país

Com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) fechados durante a pandemia, os números do trabalho infantil cresceram em Minas Gerais e no Brasil, segundo o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil. Dados da Fundação Abrinq mostram que o aumento foi de pelo menos 317 mil trabalhadores infantojuvenis em todo o país. Apesar do crescimento já comprovado, o Fórum destaca que os dados estão desatualizados, pois não foi feita a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio contínua em 2020, nem em 2021. Não há dados oficiais do IBGE, mas existe uma estimativa do aumento em relação ao 1,7 milhão de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, de acordo com o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil.

Circo de Todo Mundo

O Circo de Todo Mundo é uma organização sem fins lucrativos, voltada para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades culturais lúdicas, cênicas e circenses, encaminhadas pelos Cras, Conselhos Tutelares e outros equipamentos da Rede de Atendimento a Crianças e Adolescentes de Betim.

SERVIÇO:
Abraço simbólico na Praça do Encontro elo fim do trabalho infantil em Betim
Data: 27.06.2022
Horário: das 09h às 11h
Local: entre as avenidas Edmeia Matos Lazzarotti e Juiz Marco Túlio Isaac, Centro, Betim