Secretarias / Departamentos
Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo

MUSEU PAULO ARAÚJO MOREIRA GONTIJO

Em 1906, Mestre Pedro, vereador geral do distrito de Capela Nova, apresentou uma petição junto à cidade de Santa Quitéria e ao Governo do Estado de Minas Gerais, pleiteando a criação de um grupo escolar no distrito. Mestre Pedro também foi o último mestre-escola de Capela Nova, desempenhando o papel de professor individual, adaptando seu ensino ao nível de conhecimento de cada aluno.

Quatro anos após a petição, o pedido foi atendido. Lideranças políticas da época mobilizaram-se e providenciaram o terreno para a construção do prédio. Em 1910, por meio do Decreto Estadual nº 2.724, de 11 de janeiro, foi criado o Grupo Escolar Capela Nova de Betim, inaugurando suas atividades no mesmo ano, em 17 de julho.

O Grupo Escolar tornou-se um marco no desenvolvimento de Betim, desempenhando um papel crucial na formação da comunidade local. Mais tarde, o estabelecimento passou a ser conhecido como Grupo Escolar Conselheiro Afonso Pena.

Operando em suas instalações originais até a década de 1960, o grupo escolar foi relocado para um novo espaço físico, onde permanece até os dias atuais, agora denominado "Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena".

A antiga edificação, que abrigou a primeira escola de Betim, permaneceu como um ponto de referência na história educacional da cidade. Mais tarde, o prédio passou a abrigar o recém-criado Colégio Comercial Betinense, em 1968. O Colégio Comercial desempenhou um papel significativo na formação profissional dos habitantes de Betim até meados da década de 1990, tendo sido frequentado por nomes importantes da história da cidade.

Devido à sua importância histórica e à sua arquitetura característica da época, o prédio do antigo grupo escolar foi tombado como patrimônio cultural do município de Betim em 1998. O Museu Histórico da Cidade de Betim, estabelecido pela Lei nº 965 de 13 de maio de 1971, encontrou seu lar no prédio do Colégio Comercial Betinense em 2002, após restauração e adaptações para abrigar o museu.

O acervo do museu, em grande parte composto por doações de moradores e historiadores locais, inclui uma variedade de objetos, fotografias e documentos que narram a história e a evolução do município.

O propósito inicial da instituição, estabelecido em sua criação em 1971, foi conservar e preservar os objetos históricos e relíquias de Betim, visando manter viva a memória da cidade. Nos últimos anos, o museu tem se destacado como um ponto de encontro para a comunidade betinense, além de servir como um recurso valioso para escolas e como um espaço dedicado à valorização do patrimônio cultural da região.

MUSEU PAULO ARAÚJO MOREIRA GONTIJO

Endereço: Av. Governador Valadares, 115 – Centro.

Dias e horário de funcionamento: de Segunda a sexta de 9h às 17h

Para agendamento de grupos escolares:

Email: secultbetim.patrimonio@gmail.com

05/04/2024